Especialistas recomendam que Teste do Pezinho seja feito entre três e cinco dias de vida

7/6/2018, 10:6h | Foto: Camila Novaes

Foi comemorado nesta quarta-feira, 6, o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame, realizado gratuitamente nas unidades de saúde do município, tem como objetivo o diagnóstico precoce de doenças como fibrose cística, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

“O teste é bem rápido, feito apenas com uma furadinha no calcanhar para coleta de sangue da criança”, informa a técnica de enfermagem, Whillane Cerqueira (foto).

O exame é recomendado quando o recém-nascido possui entre três a cinco dias de vida, podendo ser realizado até o sexto mês. “Passamos todas as orientações para as mães durante o período de pré-natal sobre a importância de realizar no tempo exato. Mas existe a rejeição de algumas, que optam por fazer quando a criança possui entre um mês e meio a dois meses de vida”, relata a técnica.

Sabendo a importância do exame, os pais da pequena Maria Alycia, 16 dias de vida, trouxeram a recém-nascida para fazer o teste na Unidade Básica de Saúde da Queimadinha. “Fiz o agendamento e logo fui atendida sem dificuldade. Vim fazer o exame pois sei que é uma forma de detectar doenças antes de se agravarem”, relata a mãe da criança, Liziane Sibely Bispo.