No dia dedicado ao meio ambiente, espetáculo defende a preservação da água

6/6/2018, 17:22h |

Conscientização ambiental através da arte. Este foi o principal foco da apresentação teatral para os 350 estudantes da Escola Municipal Maria Antônia da Costa, do bairro Santa Mônica, nesta terça-feira, 5, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A peça intitulada “Com mais água é melhor” retrata de forma lúdica a importância de cuidar da água.

O grupo de teatro Saneart é formado por funcionários de diversas áreas da Embasa - Empresa Baiana de Água e Saneamento. Através das apresentações, a empresa busca sensibilizar a comunidade para as temáticas sobre o cuidado com o meio ambiente.

Lúdico aproxima as pessoas do conteúdo

“Tentamos romper a ideia de conscientização apenas pela escuta. O lúdico aproxima as pessoas do conteúdo, pois desta forma elas interagem mais. Este foi um dos motivos pelos quais decidimos usar o teatro”, explica Cindy Liana Silva, assistente social da Embasa.

Novas expressões no ambiente de aprendizagem

Já para as gestoras da Escola Municipal Maria Antônia da Costa, receber um espetáculo é sempre forma de apresentar novas expressões no ambiente de aprendizagem. “Estas parcerias fortalecem as ações que já realizamos na escola”, defende a vice-diretora Ilnara Brandão. “É importante que diversifiquemos as linguagens para que os alunos compreendam ainda mais a importância de cuidar do meio ambiente. Tudo que é inovador e educativo é bem-vindo”, afirma.

Atividades dirigidas a sustentabilidade fazem parte da rotina da escola

A escola de Ensino Fundamental I e II promove diversas atividades dirigidas à sustentabilidade como debates, conferências, projetos de reutilização da água e também a criação de uma horta. Neste ano, o estudante Ivan Kleiton da Glória Ferreira, 9º ano, aluno da unidade de ensino, foi eleito delegado da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada de 15 a 19 de junho, em São Paulo.

Ele representará Feira de Santana no evento de âmbito nacional. Ao lado de outros estudantes, Ivan Kleiton integra o grupo de delegados que apresentarão o projeto baiano mais votado durante a etapa estadual.

“É necessário abordarmos sempre a importância de valorizar os nossos recursos naturais, a nossa fauna e flora, o cuidado com o planeta”, destaca Ivan. “Estas discussões no espaço da escola fazem com que cada vez mais alunos compreendam isto”, orienta.