Calma e objetividade ao acionar SAMU em casos de acidentes de moto são fundamentais, alerta médico

29/5/2018, 18:54h | Foto: Jorge Magalhães

Um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta, que resultou em uma vítima que estava sem capacete. As cenas chamaram a atenção de quem passou pelo estacionamento da Prefeitura na manhã desta terça-feira, 29, mas na verdade foi mais um simulado de atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desta vez a ação fez parte da programação do Maio Amarelo.

As pessoas foram orientadas sobre como conduzir a situação ao prestar assistência a vítimas, acionando o SAMU e as precauções para evitar estas fatalidades. Dados do Samu apontam que a cada cinco acidentes com vítimas, quatro envolvem motocicletas.

Algumas pessoas ficam agitadas ao lidar com acidentes graves

E acionamento do atendimento é algo muito importante. “Entendemos que as pessoas ficam agitadas ao lidar com situações envolvendo vítimas graves na rua, mas é preciso calma para que possamos prestar uma assistência adequada. Então, chamar a vítima sem tocar, avaliar de modo circunstancial e responder os questionamentos com serenidade e objetividade durante a ligação para o serviço móvel são imprescindíveis”, orienta o diretor médico do Samu, José Luis Araújo.

Mais de 100 mil motocicletas circulam diariamente pela cidade

“Temos hoje mais de 100 mil motocicletas circulando em nossa cidade e um número expressivo de acidentes envolvendo esses veículos. Por isso estamos aqui para chamar atenção da comunidade, mostrando a importância da direção defensiva e dos condutores, de forma geral, respeitarem as motocicletas”, a informação é do superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho, nesta terça-feira, 29, durante simulado de acidente em referência ao Maio Amarelo.

Trote atrapalha quem realmente precisa de atendimento, alerta lavradora

A lavradora Vitalina Gonçalves estava passando pelo local e foi atraída pelo evento. “Achei importante, tem que falar mesmo da questão das motocicletas. E muita gente não sabe a utilidade do Samu para a comunidade, passam até trote, deixando as vezes quem está precisando do atendimento ficar sem o serviço”, relata.

A campanha Maio Amarelo acontece no Brasil e em mais 26 países com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. Durante todo esse mês, o governo municipal realizou diversas ações em discussão do tema, buscando incentivar um trânsito mais humanizado e mais seguro.