Diversão e aprendizado foram garantidos no Dia Mundial do Brincar

29/5/2018, 18:13h |

Desenvolvimento da autonomia, expressão corporal, imaginação e das relações sociais. Estas são algumas das vantagens do incentivo ao brincar durante a infância. Pensando em reforçar a importância do direito de todas as crianças ao brincar, foi promovida nesta segunda-feira, 28, a 3ª edição do Dia B, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que mobiliza escolas da rede pública, privada e diversas instituições.

Apesar da paralisação dos caminhoneiros, que dificultou o deslocamento de alunos e professores, o Dia do Brincar garantiu uma boa adesão nas escolas municipais. “Mesmo com algumas dificuldades, boa parte das unidades de ensino participaram da mobilização e mantiveram as programações com os alunos que estiveram presentes. Esta é uma ação importante que anualmente buscamos valorizar”, explica Jozelia Araújo, diretora do Departamento de Ensino da Seduc.

As escolas municipais como a Horácio Silva Bastos, do bairro Caseb, João Macário Ataíde, do distrito de Jaíba, Centro Municipal de Educação Infantil Irma Rosa de Lima Caribe Amorim, do bairro Santo Antônio dos Prazeres, Nóide Cerqueira, do Campo Limpo, Rubens Carvalho, da Pampalona, Olga Noêmia de Freitas Guimarães, do bairro Cidade Nova, as unidades do distrito da Matinha: Iêda Barradas Carneiro, Beatriz Bispo Miranda e Joaquim Pereira dos Santos, entre outras.

A mobilização foi realizada no Dia Mundial do Brincar, ou “World Play Day”, comemorado internacionalmente neste 28 de maio. Ficou a critério das escolas e instituições definir as atividades e brincadeiras promovidas para as crianças. As ações foram diversas, desde brincadeiras tradicionais até a confecção de brinquedos com sucata, visando a promoção do “livre brincar”, nos espaços de sala de aula ou nas áreas externas.

Objetos e brinquedos que estimulam a imaginação

“Nossa ideia foi que as crianças usassem a imaginação”, relata Plácida Emília Silva, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Irma Rosa de Lima Caribe Amorim. “Deixamos objetos como caixas, lenços, brinquedos, sucatas de aparelhos tecnológicos e vimos como isso teve um resultado positivo através do imaginário dos alunos. Cada um usou da criatividade e se divertiu muito com os colegas, criando possibilidades para além do que estão acostumados na escola”, garante.

Adesão ao Dia do Brincar cresce a cada ano

“É uma mobilização que envolve todo o município, cada ano temos a adesão de mais escolas da rede privada e instituições, como a Escola Prime e o Hospital Estadual da Criança”, afirma Darlene Lima, da Divisão de Educação Infantil da Seduc. “Este é um alerta para a importância do brincar para as crianças, pois é vital para o seu bom desenvolvimento, além de ser um direito”.