Advogada alerta enfermeiros quanto a seus deveres e consequências de dano a paciente

29/5/2018, 13:20h |

“Não basta que a equipe de enfermagem saiba dos direitos, é preciso saber também dos deveres”. O alerta a esses profissionais é da advogada e enfermeira Liliana Cotias. Ela foi palestrante do último dia da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

Realizado na última sexta, 25, o evento proporcionou aos profissionais, estudantes e técnicos de Enfermagem a troca de conhecimentos e aprendizagem, destacando a importância dos direitos humanos no cotidiano das atividades dos profissionais da área.

Com o tema “A influência do direito à saúde para a aplicabilidade do direito à enfermagem”, a advogada e enfermeira  destacou em sua orientação as responsabilidades e as consequências em caso de algum “dano” causado ao paciente, além da forma do profissional se prevenir contra eventuais problemas dessa natureza.

Entre algumas dessas responsabilidades, a qualidade pelos serviços prestados, a capacidade técnica e legal e a obrigação de reparação de qualquer dano causado ao paciente. Preventivamente, diz a advogada, há  a necessidade de que o enfermeiro conheça o direito relevante para a profissão e suas devidas técnicas de aplicação, “estabelecendo uma boa relação com o paciente por meio de educação continuada”.

“Às vezes acabamos conhecendo bastante nossos direitos, mas esquecemos um pouco de conhecer nossos deveres, já que é importante saber das consequências que podemos obter tanto no âmbito jurídico, civil, administrativo e perante o Conselho quando cometemos algum ‘dano’ ao paciente”, afirma a advogada.

Ela possibilitou aos participantes um momento de reflexão sobre a temática, que é recente na área de saúde, e o levantamento de questionamentos sobre o significado do termo ‘mindset’ (mentalidade e processo sobre si mesmo).

Minsdet, uma reflexão sobre “a mentalidade que nós temos sobre nós mesmos”

O Minsdet, uma nova linha no campo da Psicologia, que propõe refletir “quem nós somos, a mentalidade que nós temos sobre nós mesmos”, foi tema de uma palestra aos enfermeiros participantes da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

A psicopedagoga Camila Góes (foto), explorou o tema “Mindset produtivo: construção de uma mentalidade eficiente”. “Somos sujeitos, não máquinas, pois além de lidar com o outro sujeito pensante, que sente, também somos esse sujeito”, reflete a palestrante.

“A relação intrapsíquica e interpsíquica, como o sujeito se define, sem contar a importância de estimular o cérebro para torna-lo mais flexível, ágil e aumentar sua capacidade de memória”, orienta a psicopedagoga.

Gerenciamento de Risco

A atividade de encerramento da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos  também foi marcada por palestra proferida pela enfermeira Deise Aureliano sobre a assistência na área de enfermagem no gerenciamento de risco e segurança do paciente.

Música erudita no encerramento

A orquestra da Faculdade Adventista da Bahia proporcionou músicas eruditas para os presentes e um café da manhã no evento de encerramento da Semana de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos. Foi também uma homenagem aos técnicos de enfermagem, que comemoraram data dedicada a categoria no dia 20 de maio.