SMT realiza programação especial do Maio Amarelo

20/5/2018, 12:12h |

Cursos de capacitação, seminários e ações educativas serão realizados em Feira de Santana, na próxima semana, entre os dias 21 e 30, durante programação especial da campanha Maio Amarelo, em sua 2ª edição.

A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), abre a oportunidade para agentes do órgão - especificamente nos dias 21, 22, 23 e 24 - passarem por processo continuado de qualificação sobre temas como Legislação no Trânsito, Relação Interpessoal e Motivacional.

O conteúdo será ministrado pelo Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, Israel Moura. O PM é especialista em gestão de trânsito e consultor nas áreas de transportes e mobilidade urbana, além de autor do Código de Trânsito anotado na versão E-Book, publicado em 2013.

Segundo o superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho, o trabalho de reciclagem com prepostos da SMT faz parte do ciclo de aperfeiçoamento iniciado no mês de abril no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) da Cidade Nova, mesmo local onde ocorrerá desta vez o seminário do Maio Amarelo.

Durante o curso serão trabalhados aspectos do momento de abordagem de um agente e o próprio gerenciamento de crises. Segundo Carvalho, é necessário preparar a equipe continuamente para o contato direto com o público, neste caso, o condutor de veículos.

“Fiz questão que o curso ocorresse durante o Maio Amarelo, pois eventos como este contribuem para o aprimoramento do agente que está na ‘linha de frente’ na orientação àqueles [condutores] que podem evitar acidentes diariamente no trânsito”, pontua.

Este ano, a campanha tem como foco ampliar o engajamento da sociedade local por ações educativas e de conscientização que reduzam os acidentes de trânsito durante todo o ano no município. A proposta é fomentar o movimento ‘Laço Amarelo’ desenvolvendo projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro.

Seminários

No dia 25 ocorre o primeiro seminário para discutir aspectos do modal de transporte ‘motocicleta’, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de 8h às 12h, com a palestra do coronel Moura sobre o tema Legislação de Trânsito especialmente voltado ao público motociclista. Atualmente, de acordo dados da SMT, 104 mil motos circulam pelas ruas e avenidas dos municípios.

“De cada cinco acidentes com vítimas, quatro são motociclistas. O número é assustador, entretanto precisamos discutir o assunto para encontrarmos soluções que modifiquem positivamente este cenário”, explica o superintende.

Inserido nesta mesma programação ocorre a palestra ‘Motociclista Cidadão’ que será proferida pela psicóloga do SEST SENAT, Viviane Portugal Marques, voltada a mototaxistas e empresas que utilizam este modal no transporte de mercadorias. Também, técnicos do SAMU 192 apresentarão a estatística de acidentes envolvendo condutores de motocicletas em vias urbanas do município.

Ainda, toldos serão montados, nos dias 28 e 29 deste mês, no estacionamento em frente ao Paço Municipal, na Avenida Getúlio Vargas, onde ocorrerá exposição de projetos educativos desenvolvidos pela SMT, como o Via Livre: educação para seguir e o Rua Viva, bem como trabalho de panfletagem com orientações de trânsito, distribuição de rosas amarelas em alusão à campanha Maio Amarelo e o tradicional simulado com acidente sob a coordenação da equipe técnica do SAMU 192.

A SMT, no dia 30, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/5ª Unit), a 3ª Ciretran e a concessionária Via Bahia, promove seminário que apontará um cronograma de ações, a médio e longo prazos, com soluções que objetivam atenuar os conflitos de trânsito e proporcionar mais segurança aos condutores que trafegarem pela Avenida Eduardo Fróes da Mota, o Anel de Contorno. Na oportunidade, o prefeito Colbert Martins participa do evento.

“Mesmo sem termos a competência para atuar nesta via, realizamos visita de campo e junto ao nosso setor de Planejamento buscaremos contribuir diretamente com algumas intervenções no trânsito local até que as soluções definitivas cheguem com a duplicação do Anel”, pontua o superintendente.

Educação para o trânsito

O Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) da SMT vem realizando ações educativas em diversas unidades escolares municipais, a exemplo da Escola Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos, Escola Regina Vital (Campo Limpo) e no próximo dia 30 será a vez da Escola Otávio Mansur, no bairro São João.

Empresas do município também serão contempladas com as palestras do NET, a exemplo da Placo do Brasil Saint-Gobain, no distrito de Humildes, Klabin, no bairro Aviário, e no próximo dia 24 na Mastrotto Brasil S/A, companhia italiana instalada no município de Cachoeira especializada na produção de peles bovinas para estofamento de móveis e automotivo.