No Dia do Museu, Parque do Saber discute novas demandas da museologia

19/5/2018, 9:39h |

Discutir uma aproximação dos museus com seus públicos tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. Esta foi a proposta da 16ª Semana de Museus que está sendo realizada em 1.130 instituições de todo Brasil, até o dia 20 de maio. Em Feira de Santana, o Parque do Saber também participou da programação, promovendo palestra e mesa redonda sobre o assunto, na manhã desta sexta-feira, 18, dia internacional do museu.

O Parque do Saber Dival da Silva Pitombo se insere pela terceira vez na programação nacional do evento que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “A gente está falando de uma tema especialmente que trata de tecnologia, novos públicos, inovação e ciência, que é a nossa missão maior. É um tema muito oportuno”, disse o diretor do Parque do Saber e chefe da divisão de Difusão Científica da Fundação Egberto Costa, autarquia que administra o equipamento, Basílio Fernandez.

Os museus entram na era digital

“Naturalmente os Museus estão se adaptando, porque se ele não se adaptar ao digital ele acaba sendo colocado de lado. E não é só uma questão de exposição, mas também administrativa, de gestão da informação. É uma demanda dos museus não só digitalizar seu acervo mas, além disso, estabelecer sistemas de informação, de busca e gerenciamento, de forma que você consiga recuperar esse acervo a partir de sistemas eletrônicos”, disse o museólogo Rubens Ramos (foto) que participou da mesa redonda ao lado de Alex Coelho e o professor do curso de cinema da UFRB Adriano oliveira.

Estiveram presentes no evento o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho  e o Prefeito de Feira de Santana Colbert Martins.

Conhecemos coisas novas, diz aluna

A Semana Nacional de Museus no Parque do Saber também reuniu estudantes do município de Valença. “Foi muito interessante. Foi uma maneira de conhecer coisas que não conhecíamos e que nos despertou interesse. Temas diversos sobre coisas que a gente nunca tinha ouvido falar”, disse Luma Sabrina (foto), estudante do 9º ano. 

Para conferir a programação de cada estado na Semana Nacional de Museus, acesse http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/arquivos/guia-da-programacao.pdf.