Agora é lei: Micareta vira Patrimônio Cultural Imaterial de Feira de Santana

18/5/2018, 15:49h |

Com mais de oito décadas de existência, a Micareta virou Patrimônio Cultural Imaterial de Feira de Santana. O projeto de Lei, autoria do vereador João Bililiu, foi sancionado na quinta-feira, 17/05, pelo prefeito Colbert Martins Filho.

Patrimônio Cultural Imaterial é um conjunto de práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).

Uma festa eterna, diz vereador

A Micareta é uma manifestação popular e coletiva enraizada na cultura de Feira de Santana há quase quatro gerações. E, mesmo não correndo o risco de desaparecer, diz o vereador Bililiu, “a condição de patrimônio imaterial a eterniza”.

“É uma festa que está muito, mas muito maior do que aquela imaginada por aqueles jovens pioneiros e idealizadores. Ultrapassou os nosso limites e ganhou o Brasil. Como se sabe, não são poucas as cidades que copiaram a nossa maior festa. Isto nos orgulha”, afirma o vereador.