Vacina gratuita contra a gripe já imunizou 66 mil feirenses

17/5/2018, 17:9h

Mais de 66 mil pessoas já foram vacinados contra a gripe em Feira de Santana. Somente no dia “D” de mobilização nacional, realizado no último sábado, 12, 10 mil pessoas foram imunizadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% do público alvo, que corresponde a 128 mil pessoas.

Seguindo o cronograma de vacinação por categoria, até esta sexta-feira, 18, a prioridade é para gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto - e idosos. No momento, 34,82% das gestantes e 45,41% dos idosos foram imunizados. As puérperas representam um número maior, com 57,46% de mulheres vacinadas.

Idoso perdeu documentos, mas foi vacinado

O aposentado Renato Dias (foto), 81 anos, todo ano busca a Unidade Básica de Saúde do bairro Caseb para se vacinar. “Eu até fiquei preocupado, pois perdi meus documentos e pensei que não conseguiria ser vacinado, mas como sou paciente da unidade e todo ano tomo a vacina da gripe, meus dados estão cadastrados e não fiquei sem ser imunizado”, comemora.

Quem pode receber gratuitamente a vacina

A gestante Mirian Souza (foto) não esperou o cronograma de vacinação. “Eu procurei logo a unidade de saúde, porque eu gosto de manter o meu cartão de vacina em dia para me proteger”, afirma. Ela ainda levou a filha de 14 anos, que tem asma, para receber a vacina. “Eu trouxe o relatório médico que indica doença crônica e por isso ela pôde ser imunizada também”, relata.

Quem não procurou as unidades para imunização dentro das datas estabelecidas por categoria, têm até o dia 1º de junho para receber a vacina. Segundo o encarregado pela referência técnica de imunização, Carlos Henrique Valverde, também têm direito a vacina portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas privadas de liberdade (presos) e funcionários do sistema prisional.



  •