Mais higiene no comércio de peixes no Centro de Abastecimento

16/5/2018, 16:2h |

Os permissionários do galpão de peixes, que será inaugurado no Centro de Abastecimento, concluíram o treinamento sobre legislação sanitária e proteção à saúde do consumidor. Foi realizado em módulos, em parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Unifacs e a Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do Centro de Abastecimento.

Eles participaram de oficinas, que tiveram como temas "Controle Higiênico, Sanitário e Manipulação de Alimentos - Modulo Teórico e Prático", no Campus Getúlio Vargas da Unifacs. Entre permissionários e colaboradores foram treinadas 36 pessoas.

Espaço requer outra postura dos comerciantes

“Os permissionários atenderão às determinações das autoridades sanitárias, bem como à Portaria 304, do governo federal, que obriga os comerciantes a oferecer à clientela os produtos de origem animal devidamente resfriados”, disse o titular da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior.

Para ele, o novo espaço de vendas, que deverá ser entregue brevemente, requer nova postura entre os comerciantes, principalmente no tocante à manipulação e à higiene. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Por isso, os comerciantes devem se adequar a esta postura”.

A capacitação foi ministrada pela professora de Direito Kesia Magalhães (foto), que também coordena o Programa de Integração Social da Unifacs – Integra. Alunos dos cursos de publicidade e propaganda, arquitetura, enfermagem, fisioterapia, logística também participaram dos treinamentos, recepcionando os feirantes, e também das dramatizações.

Comerciantes receberam aulas teóricas e práticas

O treinamento contou, ainda, com a supervisão técnica da professora Jociene Oliveira, que é nutricionista e coordena o curso de nutrição da Unifacs.

Os comerciantes tiveram aulas teóricas e também foram realizadas demonstrações práticas. A técnica de lavagem das mãos foi demonstrada em um dos laboratórios da UNIFACS e os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática as orientações sobre o procedimento em conformidade com as determinações da Anvisa.