Produtores revelam satisfação com resultados da X Feira da Economia Solidária

14/5/2018, 8:47h | Foto: Silvio Tito

Vender e mostrar a produção a potenciais consumidores, foram os objetivos dos representantes das 22 associações comunitárias que participaram da X Feira da Economia Solidária do Projeto Feira Produtiva, iniciada na quinta-feira, 10, e encerrada ao meio-dia deste sábado, 12, no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas.

Minhas mudas foram vistas por muitas pessoas, comemora produtor

Antônio das Plantas (foto), de Candeal I, disse que ficou satisfeito com os resultados. “Vendi e as minhas mudas foram vistas por muitas pessoas. Isso é muito importante para todos nós”. Para ele, o contato com as pessoas pode se tornar vendas futuras. “Assim todos ficam sabendo onde a gente trabalha todos os dias. É uma divulgação”.

Toda a produção das associações, que é coletiva, é levada para a loja da Economia Solidária, no Centro de Abastecimento. O projeto é realizado em parceria pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, e o Ministério do Trabalho.

Todos ficam amigos, afirma beijuzeira

“Deu para o gasto”, respondeu a beijuzeira Elizabete Oliveira Silva (foto), que mora em Tanquinho, distrito de Humildes. Além das vendas das suas iguarias, ela destacou a possibilidade do fortalecimento dos laços de amizade entre os participantes. “Todos ficam amigos”.

Esse tipo de iniciativa melhora a qualidade de vida destas pessoas

O assistente técnico do projeto, Gerinaldo Lima (foto), também revelou satisfação com os resultados da feira. “As vendas foram satisfatórias e os produtos tiveram a visibilidade esperada”. Para ele, outro ponto importante é o fortalecimento do vínculo comunitário, que leva à melhora na qualidade de vida destas pessoas.

Os grupos, sediados na zona rural e na sede, mostraram suas produções, que vão de artesanato a plantas ornamentais, passando por comidas típicas – oriundas da agricultura familiar, licores, beijus recheados, biscoitos, panos de prato, entre muitos outros produtos.