Mais de 21 mil pessoas vacinadas contra gripe em Feira de Santana

4/5/2018, 10:29h | Foto: Sara Silva

A primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe alcançou 21.990 pessoas em Feira de Santana. Mesmo com foco inicial nos profissionais de saúde, apenas 6.926 pessoas do grupo foram imunizadas. O destaque na procura foram de idosos, correspondendo a 8.778 aplicações das doses e em seguida as crianças com 4.785.

A partir desta quinta-feira, 03, a prioridade será do público infantil, com idade superior a seis meses e menor de cinco anos. Para atender a demanda, o município recebeu mais 12 mil doses, correspondentes a segunda remessa, estas já distribuídas nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

"Fizemos o cronograma por categoria para conseguir atender todos os grupos conforme o quantitativo de vacina recebido. Por isso é importante que a população fiquem atenta a sua data de imunização", ressalta o coordenador da rede de Frio, Carlos Henrique Valverde.

Acerca da vacinação das crianças, Carlos Henrique ressalta a importância de pais ou responsáveis não esquecer de levar a caderneta vacinal. “É imprescindível o cartão de vacina para avaliarmos o histórico de imunização”, informa.

A campanha segue até o dia 01 de Junho, sendo o dia D 12 de Maio. Tem direito a vacina crianças de seis a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), idosos com 60 anos ou mais, funcionários da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em exceção ao portador da hipertensão sem comorbidade, e professores da rede pública e privada.

Cronograma

 

Profissionais de Saúde      

23 de Abril a 02 de Maio      

Crianças      

03 de Maio a 12 de Maio      

Gestantes, puérperas e idosos      

14 de Maio a 18 de Maio      

Privados de liberdade e medidas socioeducativas      

25 de Maio a 01 de Junho      

Comorbidades e professores      

19 de Maio a 25 de Maio