Testes rápidos durante Micareta identificaram seis casos de sífilis

25/4/2018, 18:25h | Foto: Camila Novaes

Durante a Micareta, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou o diagnóstico e prevenção das Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), através do anexo de Vigilância em Saúde.

Foram realizados 548 exames, sendo seis positivos para sífilis e um positivo para hepatite B, uma taxa de positividade de 1,27%.

Os casos positivos tiveram o tratamento iniciado de imediato, com aplicação de medicação no Posto de Saúde montado no circuito da festa. Estes darão continuidade ao tratamento no Centro de Referência Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Além dos testes rápidos, este ano foi feito um atendimento PEP (Profilaxia Pós Exposição). A medida é uma forma de prevenção a infecção ao HIV, com aplicação de medicamento em até 72 horas após a pessoa passar por uma situação de risco em contato com o vírus.

24 mil preservativos distribuídos durante a festa

Foto: Camila Novaes

Os dados reforçam a importância da distribuição do preservativo e do trabalho de educação em saúde em eventos de massa. “Distribuímos 24 mil camisinhas no circuito da festa e mesmo com o fim da Micareta, os serviços continuam e as pessoas podem ter acesso tanto a camisinha, como aos testes rápidos, é só comparecer ao Programa Municipal”, informa a supervisora Joice Azevedo.

Teste rápido pode ser feito sem agendamento prévio

Foto: Camila Novais

Para realizar o teste rápido no Centro de Referência, basta ter em mãos apenas o documento de identidade com foto. O atendimento é demanda espontânea. “Pessoas que suspeitam ter tido contato com a doença ou sofreram violência sexual, assim como moradores de rua, gestantes e privados de liberdade podem procurar nossa unidade sem nenhum agendamento prévio. O resultado será entregue em até 15 minutos”, ressalta Joice Azevedo (foto).