Helicóptero da PRF estará a disposição da Secretaria Municipal de Saúde durante a Micareta

19/4/2018, 12:58h | Foto: Jéssica Silva

Começa nesta quinta-feira, 19, a Micareta de Feira de Santana, e a Secretaria Municipal de Saúde irá garantir toda assistência aos foliões da festa com uma estrutura mini-hospitalar de 253m² e o envolvimento de 500 profissionais. Além disso, serão distribuídas quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), em pontos estratégicos do circuito da festa. Outra novidade deste ano, é o apoio de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a equipe do Samu de Salvador.

Aeronave será utilizada para transferência imediata de casos mais graves para os hospitais

Segundo a secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, a parceria com a Secretaria Municipal de Salvador e PRF visa realizar a transferência imediata de casos mais graves para os hospitais. “Isso é realmente um avanço, e um fortalecimento do nosso trabalho”, ressalta.

Posto fixo conta com 10 leitos

O Posto Fixo de Saúde, montado no circuito, conta com três médicos e dois bucomaxilofaciais, a cada plantão de 12 horas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. A estrutura local possui sala de reanimação, sala de espera, 10 leitos, 10 poltronas, sala de conforto, almoxarifado, copa, banheiros, recepção, e demais dependências.

Um anexo da Vigilância em Saúde foi montado ao lado do posto. No local estará atuando o IST/HIV/Aids, com testes rápidos e distribuição de preservativos; o programa de Hepatites Virais; agentes de educação em saúde da Vigilância Epidemiológica; agentes de endemias; a equipe do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador; além de profissionais da Vigilância Sanitária. O anexo ainda comporta a Central de Digitação, onde é feito a análise e computação de todos os dados e atendimentos.