Empresas de Ônibus estão sendo orientadas a colocar dispensador de álcool 70 nos veículos

19/4/2018, 12:43h |

Para evitar a proliferação do vírus da gripe, empresas de ônibus coletivos estão sendo orientadas a colocar o dispensador de álcool 70 nos veículos. A informação é da coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica, Neuza Santos, durante apresentação das ações da Secretaria Municipal de Saúde para Micareta, na tarde desta quarta-feira, 18.

Entre as ações preventivas contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está a ética respiratória e higienização correta das mãos. Por este motivo, a Vigilância Epidemiológica está orientando empresas de ônibus coletivos do município, shoppings e camarotes a utilizarem o dispensador de álcool 70. A medida visa evitar a transmissão da doença e de outros vírus em ambientes aglomerados por meio do contato físico.

Segundo a coordenadora da VIEP, nessa época do ano já é esperado um aumento do número de casos que envolvem síndromes gripais, por este motivo ações tem sido realizadas diariamente, e estão sendo intensificadas neste período de Micareta, assim como no pós-festa.

“Estaremos, todos os dias, com equipes no circuito da festa fazendo as orientações necessárias para os foliões e trabalhadores. Alertando sobre a importância de ter cuidado ao tossir ou espirrar, utilizando sempre lenços descartáveis e evitando ficar em locais aglomerados quando se tem sintomas da doença, para não transmitir e nem agravar o caso”, informa.

Além disso, os profissionais das unidades de urgência e emergência, assim como do Posto de Saúde fixo no circuito, foram capacitados para qualquer caso suspeito e investigação de todos os agravos. Equipes da VIEP estarão trabalhando todos os dias para o controle dos casos.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira, 23, e segue até 01 de Junho, sendo o dia D 12/05. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 20% das doses do imunizante, que corresponde ao quantitativo de 29 mil doses para os grupos prioritários.

Tem direito a vacina crianças de seis a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), idosos com 60 anos ou mais, funcionários da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em exceção ao portador da hipertensão sem comorbidade, e professores da rede pública e privada.

Para melhor organizar o fluxo, cada categoria terá um calendário específico. Segue relação abaixo.

Profissionais de Saúde

23 de Abril a 02 de Maio

Gestantes, puéperas e idosos

14 de Maio a 18 de Maio