Crianças e adolescentes da Gabriela assistiram sessão de cinema itinerante pela primeira vez

17/4/2018, 16:35h | Foto: Washington Nery

Estudantes do bairro Gabriela tiveram a oportunidade de conhecer de perto exibições cinematográficas, sem sair da comunidade. O cinema itinerante, montado em uma carreta, ficou estacionado durante três dias em frente a Escola Municipal Ely Queiroz de Souza, tempo suficiente para atender centenas de crianças e adolescentes. A iniciativa foi do projeto Cine Ultragaz Cultural, desenvolvido em Feira de Santana através de parceria com a Fundação Egberto Costa.

Quem foi ao Cine Ultragaz (aqui na Bahia Brasilgás) teve a oportunidade de assistir às exibições dos filmes de Mulher Maravilha, Homem Aranha, Meu Malvado Favorito III, Sing, DPA (Detetives do Prédio Azul), Meus 15 anos, Doutor Estranho e Isotropia. Foram quatro sessões diárias para alunos da escola e mais uma para pessoas da comunidade, com duração entre 1h50min a 2h10min.

Receptividade muito boa

O produtor de evento, Dagner da Silva (foto), mais conhecido como Cacá, comemora a receptividade da comunidade ao projeto, que está percorrendo o país com exibições até início do próximo semestre. “É uma parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Cultura com aporte do Governo Municipal. E aqui a receptividade foi tão boa que uma pessoa interessada em assistir mais filmes copiou o convite para ter acesso mais de uma vez”, revelou.

As exibições dos filmes foram realizadas no interior da carreta, adaptada para as exibições, com 77 poltronas. Para tanto, o veículo de 18,0m de comprimento, tem a lateral ampliável, chegando a cinco metros de largura em função de uma parte móvel, que é expansível para acomodar mais pessoas.

O diretor da Fundação Egberto Costa, Luiz Augusto Queiroz, revelou que o órgão municipal vem incentivando a cultura através de iniciativas como esta visando a formação de novos públicos, dando oportunidades às pessoas de assistirem a apresentações de filmes, teatros e diversos outros shows culturais.