Secretaria de Saúde define cronograma de vacinação contra a Influenza em Feira

16/4/2018, 16:31h |

O cronograma de vacinação contra a Influenza em Feira de Santana foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação acontece no período de 23 de abril a 01 de junho, sendo 12/05 o dia D de mobilização nacional. Para melhor organizar o fluxo de imunização, cada categoria incluída no grupo prioritário, estabelecido pelo Ministério da Saúde, terá um calendário específico (cronograma completo no final do texto).

Por lidarem diretamente com a população e casos suspeitos da doença, os profissionais de saúde serão primeiro imunizados, evitando assim tanto o contato, como a proliferação da doença para outros pacientes das unidades. Em seguida, serão vacinadas crianças de seis a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), idosos com 60 anos ou mais, funcionários da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em exceção ao portador da hipertensão sem comorbidade, e professores da rede pública e privada.

“Estamos divulgando o cronograma para organizar e nortear a população, conseguindo assim atender de uma melhor forma a demanda”, informa a referência técnica Henrique Valverde (foto).

Profissionais já estão capacitados para atender a demanda

Uma capacitação com roda de conversa sobre a Influenza foi realizada na sexta-feira, 13, pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. Estiveram presentes profissionais de Hospitais públicos e privados, Policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento, Clínicas na área de otorrinos e pneumologia, e Comissões de Controle de Transmissão Hospitalar. O treinamento aconteceu no Auditório Dr. João Batista Cerqueira.

Durante o treinamento, a referência técnica de Influenza, Bruna Carvalho, passou informações importantes acerca do diagnóstico, tratamento e manejo clínico da doença, assim como a vigilância de casos clínicos suspeitos. “Esse diálogo é necessário para que todos os profissionais entendam como proceder não só em relação ao vírus H1N1, mas também de outras síndromes respiratórias. Nesse momento compartilhamos estratégias de vigilância e bloqueio”, informa.

Sobre a Influenza

A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral, aguda, benigna e o quadro da doença é geralmente resolvido em uma semana. Os sintomas são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor de garganta, falta de apetite, tosse e coriza. A doença pode evoluir, em alguns casos, com complicações levando a um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com sinais de desconforto respiratório, pressão baixa e desidratação.

“As pessoas devem ter um maior cuidado para prevenção, lavando as mãos com água e sabão, além de higienizar com álcool 70. Evitar aglomerações se estiver gripado ou resfriado, e cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar também é uma medida importante para que não ocorra a contaminação e transmissão”, ressalta Bruna Carvalho.

Confira abaixo os dias de cada categoria: