Público lota ginásio de esporte para ver Matraga, na Cidade Nova

24/3/2018, 11:22h |

O estudante Marcos Freire de Oliveira disse que gostou muito por ter assistido a uma peça de teatro pela primeira vez, na noite de sexta-feira, 23. O espetáculo que lotou o ginásio de esportes do CEU da Cidade Nova foi “Matraga”, encenado pelo Grupo Conto em Cena. Foi a estreia do projeto cultural “Teatro vai aos bairros”, neste ano.

"Os moradores precisam deste tipo de cultura"

“Igual a mim, acredito que a grande maioria dos presentes nunca assistiu a uma peça de teatro profissional”, afirmou Marcos Freire (foto). “Os moradores dos bairros mais distantes do centro precisam deste tipo de cultura. E nem todos tem como pagar um ingresso para ver uma peça”. O publico foi formado basicamente por estudantes.

Acesso gratuito a cultura, destaca morador

O auxiliar administrativo Emerson Barreto (foto) afirmou que ao levar espetáculos de teatro para bairros periféricos e distritos, a Fundação Cultural Egberto Costa está promovendo o acesso à cultura a pessoas que não teriam oportunidades de assisti-los, caso fossem pagos.

“Esta é uma oportunidade única para os jovens, principalmente”, afirma Emerson Barreto. “Este segmento dificilmente assistiria a uma peça, ao não ser em local público”. Ele disse que já assistiu a outras apresentações teatrais. “O que se faz é a formação futura de plateia”.

Projeto estimula jovens a se voltarem ao teatro

Para o diretor do espetáculo, Geovane Mascarenhas (foto), o projeto é uma maneira de estímular os jovens que moram nos bairros mais distantes se voltem ao teatro e outras manifestações culturais. “Estas iniciativas devem ir para estes locais. Esta é a sua importância”.

O público assistiu a adaptação da obra "A hora e a vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa, o mágico no reino das palavras, que relata a saga de um homem, o maior valentão e temido do lugar, em busca de sua redenção. Após uma surra, que quase o levou à morte, ele acredita que sua hora de entrar no céu irá chegar e, através da fé, da comunhão e do trabalho, busca a regeneração dos seus pecados.

O projeto cultural tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Egberto Costa, e tem como finalidade o fortalecimento, difusão e a valorização do teatro em Feira de Santana, bem como incluir culturalmente moradores de comunidades que desconhecem esta arte.