Matraga, adaptação de obra de Guimarães Rosa, abre temporada do Teatro vai aos bairros, nesta 6ª

23/3/2018, 9:30h |

“Matraga” será a peça que vai abrir, nesta sexta-feira, 23, às 19h, a 18ª edição do Festival Teatro Vai aos Bairros, no auditório do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) da Cidade Nova, com entrada gratuita. O espetáculo é destinado ao público adulto e a realização é do Grupo Conto em Cena, com direção de Geovane Mascarenhas.

A peça é adaptada da obra "A hora e a vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa, o mágico no reino das palavras, e relata a saga de um homem, o maior valentão e temido do lugar, em busca de sua redenção. Após uma surra, que quase o levou à morte, ele acredita que sua hora de entrar no céu irá chegar e, através da fé, da comunhão e do trabalho, busca a regeneração dos seus pecados.

O projeto cultural tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Egberto Costa, e tem como finalidade o fortalecimento, difusão e a valorização do teatro em Feira de Santana, bem como incluir culturalmente moradores de comunidades que desconhecem esta arte. A grande maioria do público nunca assistiu a uma peça ou foi a um teatro.

Serão dez peças (veja abaixo quais são, datas e locais onde se apresentarão) produzidos por artistas e grupos locais. Serão apresentadas em bairros periféricos e na zona rural, todos considerados locais estratégicos do ponto de vista cultural, dentro do perfil idealizado pelo projeto.

Também apoia a iniciativa a Lei de Incentivo à Cultura, Ferramenta Consultoria e Projetos com patrocínio da Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cultura. O encerramento está previsto para o dia 13 de abril.

PROGRAME-SE

Dia 24 – “O coelho Pitomba”, no distrito da Matinha

Dia 27 – “Leituras e travessuras: é uma gostosura”, no Feira X

Dia 28 – “A cidade da Rua Direita”, no distrito de Jaíba

Dia 31 – “Aprendizes do picadeiro”, na Rua Nova

Dia 3 de abril – “Maria, Escombone e o Violão Encantado”, nas Baraúnas

Dia 6 – “Cadê minha infância”, no distrito de Maria Quitéria    

Dia 7 – “Dom Quixote e as aventuras de Maju”, no Cruzeiro da Queimadinha

Dia 10 – “Respeitável público, o palhaço quer ir ao céu”, no conjunto José Ronaldo

Dia 13 - “A viuvinha”, no Parque Getúlio Vargas.