Cuidados com a saúde bucal devem iniciar na infância

23/3/2018, 8:45h |

Pais devem ficar atentos para escovação dental adequada nas crianças, principalmente em regiões de difícil acesso, onde as crianças, pela coordenação motora ainda em desenvolvimento, não conseguem alcançar. A orientação foi dada nesta quinta-feira, 22, na I Ação de Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas do Gastão (CEO), por Rafael D'Aguiar, bucomaxilofacial e gerente clínico da unidade.

A remoção da placa dentária previne evolução de doenças

Durante o evento, Rafael D'Aguiar (foto) ainda ressaltou que a escovação é de extrema importância para a manutenção e o desenvolvimento adequado do sistema estomatognático. Segundo ele, a remoção da placa dentária previne a evolução da doença da cárie, assim como da doença periodontal, que acomete os tecidos de sustentação dos dentes. “Fazendo a escovação correta evitamos a perda precoce dessas unidades que são imprescindíveis no desenvolvimento da mastigação, fala e crescimento facial”, informa.

Mãe entende importância de escovar os dentes três vezes ao dia

A estudante, Mirian Santana (foto), entendeu o recado. Em frente ao escovodromo, ela acompanhou a filha Sofia Evely, 3 anos, durante a escovação supervisionada. Os movimentos corretos e o manuseio da escova foram observados de perto. “Eu não sabia da importância de escovar o dente dela também durante a noite. Hoje estou saindo daqui consciente disso e da necessidade de realizar a escovação três vezes ao dia”, relata.

Temos que aprender a fazer certo, afirma avó

Quem ficou feliz também com as informações passadas, foi Valdete Vieira (foto), ela é avó do pequeno Isaque Moura, 2 anos. “A gente escova os dentes dele em casa, mas não é igual ao profissional. Temos que aprender a fazer certo para a escovação sair perfeita. É uma ação muito importante”, relata.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Odontológica, em parceria com a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

Essas ações são importantes para incentivar o cuidado

Segundo Arilson Pereira (foto), coordenador da Divisão Odontológica, essas atividades são importantes para incentivar o cuidado com a saúde bucal. “Ficamos felizes em oferecer nosso melhor para a população carente, que é o conhecimento. E é isso que a comunidade precisa, além do atendimento odontológico, um pouco de carinho e atenção”, ressalta.

A secretária municipal de saúde, Denise Lima Mascarenhas, esteve acompanhando a ação. No local, ela anunciou que outras atividades já estão sendo planejados. “Daqui sairão outras ações, a próxima será com os dois CEO juntos, porque saúde pública é isso, acolhimento, amor e compromisso. Essa é a bandeira do governo municipal, levar saúde com qualidade para as pessoas”.