Professores tem noção de montagem de telescópio no Museu Parque do Saber

17/3/2018, 10:43h | Foto: Letícia Daltro

Tubos de PVC, lentes de vidro, peças de madeira, parafusos, espelhos e muita dedicação. Foi o necessário para fazer acontecer na manhã de quinta-feira, 15, o Workshop de Montagem de Telescópio com materiais de baixo custo, para professores da rede municipal de ensino, no último dia da I Semana da Escola, no Museu Parque do Saber.

O workshop, foi mediado pelo chefe de Difusão Científica da Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, Basílio Fernandez. A iniciativa é uma forma de sugerir aos professores que também desempenhem a atividade nas escolas para produção de ciência.

Eles são potencial de ensino de astronomia, física e matemática

“É uma ferramenta de ensino para os professores. Por enquanto, eles são um potencial para os ensinos de astronomia, física, matemática e outras áreas também. Quando o professor tem acesso a esse conhecimento ele pode dosar e incluir, a partir de uma proposta dele, esse conhecimento no seu planejamento educacional”, explicou Basílio Fernandez (foto).

Segundo a professora de matemática Raquel Leonilde Silva a iniciativa é interessante para aprimorar as técnicas dos professores, dando a oportunidade de inovar na sala de aula. “Pra poder ensinar, nós professores, precisamos ter essa experiência de aprender. Então, é mais rico quando a gente participa de iniciativas como essa que nos traz essa experiência, podendo levar isso para o ensino. E quando a gente trabalha com esse tipo de coisa em sala de aula, que eles mesmo conseguem produzir, as aulas ficam bem mais interessantes, conseguindo associar a teoria com a prática”, contou.

Mesmo sendo voltado para profissionais de educação, o workshop atraiu também admiradores da astronomia. Como foi o caso do servidor público André Venas. “Apesar do meu trabalho, sou bastante ligado à astronomia, soube do workshop e vim aprender mais sobre essa área fascinante”, relatou.

A atividade marcou o último dia da I Semana da Escola. Mas a exposição “O Futuro está na Escola”, composta por trabalhos de alunos de escolas públicas de Feira de Santana, premiados em 2017, e que foi montada especialmente para o evento, continuará no salão de exposições do Parque do Saber até o dia 26 de março.