No męs da mulher, USF Sitio Matias incentiva usuários a ter um estilo saudável de vida

16/3/2018, 16:12h |

Aos 67 anos, Bernadete Astério (foto - abaixo) dá show de disposição durante as aulas de atividade física promovidas na Unidade de Saúde da Família do Sitio Matias (USF), através do Projeto Mais Saúde. Na última quarta-feira, 14, ela chegou cedo para participar do evento em comemoração ao Mês da Mulher.

“Fui orientada pelo médico a praticar algum exercício físico, como sairia muito caro o que me foi indicado, fui convidada pela minha amiga Josenilda que também é acompanhada pelo grupo aqui da unidade”, informa Bernadete Astério, que se diz muito mais disposta, conseguindo fazer até parada de mão, atividade popularmente conhecida como plantar bananeira.

Após quatro anos no programa, Josenilda convida mais pessoas

A amiga de Bernadete, Josenilda Dias (foto), 47 anos, participa do programa há quatro anos. Ela começou as atividades após ser diagnosticada com sobrepeso e colesterol alto. Com as melhoras obtidas por meio do programa, ela diz fazer questão de convidar mais pessoas a participar.

“Eu já perdi cinco quilos, isso ajudou a melhorar minha autoestima, além da qualidade de vida”, relata Josenilda destacando que hoje tem muito mais energia e motivação. “Quando acabam os exercícios físicos eu tenho pique até para lavar roupa”, ressalta.

Tudo é feito dentro dos limites do paciente

A educadora física, Mariana Andrade (foto), é quem coordena as atividades do grupo na unidade, ela ressalta que tudo é feito dentro dos limites de cada paciente. “A gente busca conhecer a dificuldade e as limitações de cada um para evitar alguma lesão”, informa.

Além das atividades físicas, que acontecem toda quarta-feira, a comunidade contou com um café da manhã especial, com direito a corte de cabelo e maquiagem.

Queremos alcançar mais pessoas, afirma enfermeira

“Esta é a sétima edição do evento. Nossa expectativa é alcançar mais pessoas através dessas atividades lúdicas cuja finalidade é promover a saúde”, ressalta a enfermeira da USF, Jucimara Justino.