Apostando na transformação social pela Educação, Prefeitura constrói mais uma creche na Asa Branca

16/3/2018, 13:48h | Foto: Jorge Magalhães

Com os olhos voltados para a transformação social propocionada pela Educação Infantil, ocorrida, sobretudo, nas estruturas familiares contemporâneas, a Secretaria Municipal de Educação tem intensificado as suas ações pedagógicas para atender a este nincho fundamental do ensino público.

Em decorrência do aumento cronológico do período da infância, e a sua assunção social como detentora de direitos, as crianças passaram a ser vistas pela nova mentalidade pedagógica da política educacional do município, como seres com identidade social, e, consequentemente, não mais como uma demanda secundária.

Em consonância direta com esta realidade, só nos últimos cinco anos, o Governo Municipal ergueu 16 novas creches — a maioria implantada em bairros periféricos da cidade, e onde são identificados maiores índices de necessidade existencial das mães ingressarem no mercado de trabalho contribuindo, assim, com o aumento da renda familiar.

Asa Branca

De acordo com a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, mais três novas creches estão programadas para serem construídas na cidade, obedecendo aos modernos padrões arquitetônicos e pedagógicos que passaram a ser adotados na malha municipal de Educação.

Ainda esta semana, o Governo Municipal deu início a uma nova creche. Seguindo a estes princípios, a região escolhida foi o bairro Asa Branca, onde estão concentradas várias unidades dos condomínios Minha Casa, Minha Vida.

Dentro dos próximos dez meses, esta comunidade será beneficiada com uma creche com capacidade para atender 300 crianças na faixa etária entre 1,5 a 6 anos, em regime integral.

O projeto, orçado em R$ 1.747.582,01, será construindo numa área de 2.400 mil metros quadrados, sendo 1.317,99 metros quadrados de área construída.

Localizado às imediações do condomínio Asa Branca III (avenida Asa Branca), o equipamento está sendo tocado pela T&F Construções, e vai contar com onze salas de aula, refeitório, cozinha, lavanderia, bloco administrativo, pátio coberto,  playground, jardim/horta e castelo d´água.

Atendendo às diferentes estruturas familiares, as creches implantadas pela Secretaria de Educação do Município tornaram-se uma forte aliada das famílias no desenvolvimento integral das crianças, a partir dos conhecimentos que são transmitidos nesta primeira etapa da Educação Básica, cumprindo, assim, o papel social de valorizar os conhecimentos adquiridos, proporcionando oportunidades de novos saberes.