Totalmente requalificada, a Avenida Francisco Pinto foi reinaugurada

10/3/2018, 11:47h |

Após oito meses ininterruptos de obras de infraestrutura, a avenida Francisco Pinto (antiga Rio de Janeiro) foi entregue a comunidade, na tarde desta sexta-feira, 9, completamente requalificada, ao longo de mais de dois quilômetros.

Uma das principais vias de acesso da cidade a BR 116/Sul, a nova avenida, construída com recursos próprios, custou aproximadamente R$ 2 milhões ao erário municipal.

Além da duplicação da pista, foram feitas obras de drenagem pluvial, construção de um canteiro central, implantação de uma nova iluminação, sinalização e uma terceira faixa de trânsito.

O projeto de urbanização, aliado a mudanças estratégicas que foram promovidas neste trecho, com vistas a deixar o trânsito mais seguro, beneficiou significativamente a vida das empresas, oficinas e o comércio local.

Moradores dos bairros Jussara, Vila Olímpia, Feira X, Pedra do Descanso, Bem-te-vi, DNER e adjacências, também foram beneficiados com a reestruturação desta artéria, que dá acesso às comunidades em seu entorno.

"A praça é outra"

"O transporte melhorou, a pracinha ganhou mais visibilidade e as pessoas, que antes nem notavam este quiosque, passaram a frequentar a praça", comemorou Ana Lúcia de Jesus (foto), moradora há 30 anos na pracinha do DNER.

Próximo ao moderno painel pintado pelo artista plástico Rodrigo Murissi, ao longo de uma balaustrada que divide uma das pistas da terceira faixa de trânsito projetada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Bernardo Ribeiro contempla o vai e vem do trânsito.

"Alívio"

O mecânico Bernado Ribeiro (foto), que há 50 anos é supervisor da Modiesel Mecânica & Peças, uma das muitas empresas de autopeças e mecânica pesada da área, se diz "aliviado" porque a pavimentação asfáltica e a drenagem acabaram com o alagamento que existia à altura do Posto Guimarães.

Chico Pinto

O advogado e político feirense Francisco Pinto foi vereador entre 1950 a 1954. Eleito prefeito em 1962, teve o mandato cassado após a queda do presidente João Goulart, em 31 de Março de 1964.

Fundou a seção do Movimento Democrático Brasileiro, na Bahia. Exerceu quatro mandatos de deputado federal, e destacou-se como integrante do grupo dos "Autênticos", que pregou oposição contundente ao Regime Militar (1964/1985).

Nascido em 1930, em Feira de Santana, o grande líder político baiano morreu no dia 19 de fevereiro de 2008,em Salvador, aos 78 anos.