Idoso deve receber acompanhamento multidisciplinar, alerta fisioterapeuta

8/3/2018, 12:40h |

O acompanhamento multidisciplinar, por profissionais de diversas especialidades, é a principal receita, nos dias atuais, para a pessoa idosa, na busca por boas condições de saúde. A recomendação é do fisioterapeuta Ânderson Gomes, que palestrou para o público da terceira idade durante o evento denominado Ação Mulher, realizado na quarta-feira, 7, no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

O equipamento e seus diversos serviços é oferecido à comunidade, gratuitamente, pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Acontece ali, neste mês de março, uma programação especial alusiva ao Mês da Mulher.

São prioridades neste trabalho multidisciplinar junto aos idosos, conforme o fisioterapeuta, os cuidados com a visão e a prática de atividade física. “É fundamental o acompanhamento médico regular, para monitorar as condições de saúde dessas pessoas”, diz ele.

Ânderson alerta que as quedas, uma das principais ameaças aos idosos, estão relacionadas não somente ao processo natural de envelhecimento, às mudanças no equilíbrio físico, mas também a questões musculares, daí a importância da atividade física.

Ele chama a atenção também para o uso de pisos, no domicílio das pessoas idosas. Não podem ser inadequados, escorregadios. Tapetes e móveis não podem representar obstáculos e o ambiente deve ser preparado para que essas pessoas possam transitar livremente.

Público desfrutou de vários serviços, durante o evento

A comemoração do Dia da Mulher, no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, celebrado neste 8 de março, foi antecipada. Na quarta-feira, 7, o  público de terceira idade frequentador do espaço pôde desfrutar ali de serviços de estética, saúde, lazer, cidadania, educação física e palestras. O foco do equipamento, oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, é a manutenção da saúde e elevação da autoestima dos assistidos. A iniciativa também contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

A nutricionista Cláudia Freire tratou sobre a importância de uma alimentação saudável para garantir qualidade de vida. Os idosos receberam orientações para superarem as dificuldades do dia-a-dia, apresentadas pela psicóloga Thais Borges.

Meta é envolver os idosos em atividades diversas

Envolver as pessoas assistidas nas diversas atividades, para proporcionar uma vida mais saudável aos idosos, é o objetivo da coordenadora do Centro de Convivência Dona Zazinha, a assistente social Cassilda Nogueira Brás, mais conhecida como Tilda Brasileiro (foto da equipe de trabalho).

Gabriel, 79 anos, monitora pressão e glicemia

Aos 79 anos, Gabriel Alves Pinto é um idoso bastante atento à saúde. Diabético e hipertenso, monitora a pressão arterial e os índices glicêmicos regularmente para evitar complicações. “A prevenção é necessária para ter vida saudável”, afirmou. Ele  é um dos poucos homens que frequentam o Centro de Convivência Para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, um universo dominado por dezenas de mulheres.

PERSONAGEM

Os idosos fizeram aferição da pressão arterial e testes de glicemia, realizados pela enfermeira Valdirene de Jesus Silva (foto).