Ansiedade e boa expectativa marcam o retorno ās aulas na Rede Municipal de Ensino

2/3/2018, 8:33h | Foto: Andreyse Porto

Um misto de ansiedade e expectativa marcou o retorno às aulas nas escolas municipais nesta quinta-feira, 1º. Os mesmos sentimentos foram compartilhados pelas alunas Sara Nascimento, da Escola Municipal Adelice Cavalcante (Sim), e a criança Ana Alicia Cerqueira, do grupo 4 do Centro Municipal de Educação Infantil Eduarda Oliveira França (Conceição II). Em toda a Rede Municipal de Ensino, cerca de 2 mil professores recepcionaram os 50 mil alunos distribuídos pela sede e distritos de Feira de Santana.

Avó e neta animadas na volta às aulas

Sueli Costa chegou animada na companhia da neta, Sara Nascimento, de 9 anos, aluna da Escola Adelice Cavalcante, no Sim [ambas na foto acima]. “Ela gosta muito de estudar e estava ansiosa para que as aulas recomeçassem. Me perguntava sempre quantos dias faltavam pra voltar à escola”, conta dona Sueli Costa. “Eu estava com saudade de vir brincar e aprender com os meus amigos. Gosto muito de estar na escola”, garante Sara.

Agora é o momento de colocar em prática os planos de ação

Após a Jornada Pedagógica, período de preparação e planejamento para o ano letivo, é o momento dos gestores e professores colocarem em prática seus planos de ação para o novo ano letivo. “Durante a jornada avaliamos o período anterior e, para este novo ciclo, a nossa expectativa é melhorar ainda mais, pois sempre existe algo que pode ser melhorado. Temos muitos projetos para este ano e as expectativas são as melhores possíveis”, conta a professora Geisane Souza (foto), gestora da Escola Municipal Adelice Cavalcante.

Aluna se sente feliz por ir todos os dias a escola

“Eu estava sentindo muita saudade de todo mundo aqui. Gosto de brincar de massinha, de correr com meus colegas, de fazer as tarefas... Tô feliz por que agora eu posso vir todos os dias para a escola”, comemora Ana Alicia Cerqueira (foto), de 4 aninhos, que chegou animada ao CMEI Eduarda França.

Trabalhar valores de cidadania é a meta para este ano

Com vagas ainda disponíveis para os grupos 4 e 5, a gestora do CMEI Eduarda França, Ivanira Carneiro (foto), afirma que trabalhar valores de cidadania é a meta para o ano letivo de 2018: “O tema do nosso ano letivo é 'Chuva de Valores'. Conceitos de prevenção e combate à violência serão abordados com as crianças, para que elas se tornem adultos mais conscientes”, relata a gestora.

“Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura física melhor, além de investir na formação de professores, como forma de valorização tanto dos alunos quanto dos profissionais da Educação. Todos nós, da Seduc, desejamos um ano letivo de muita produtividade, conhecimento e harmonia para toda a Rede Municipal”, destaca a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.