Secretaria de Saúde inicia a programação do Dia Internacional da Mulher

28/2/2018, 17:20h | Foto: Jorge Magalhães

Com as palestras da major Denice Santiago e da tenente Edlene Silva dos Anjos, idealizadora e comandante da Ronda Maria da Penha, na Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde abriu, na manhã desta quarta-feira,  as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira.

Presidida pela secretária de Saúde do Município, Denise Lima Mascarenhas, a abertura do evento foi marcada por um coffe break servido a convidados e servidores da Secretaria.

Programação

A programação do Dia Internacional da Mulher se estende até o dia 19 de março. No próximo dia 5, às 8H, o médico Ari Toledo proferirá uma palestra sobre Planejamento Familiar. Às 10H, haverá um “Treinamento Prático” de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).

A enfermeira Ariane Cedraz, no dia 12 de março, às 8H, falará sobre Mortalidade Materna, enquanto a médica Rita Rocha discorrerá sobre o tema “Psiquismo no Pré-Natal: o que precisamos saber?. Às 10H30, a enfermeira Janile apresentará o Protocolo de Assistência ao Pré-Natal de Alto Risco da Maternidade do Hospital Estadual da Criança.

Todas as palestras terão lugar no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira. O encerramento, no dia 19, será marcado pela apresentação do Fluxograma de Atendimento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), às 8H; seguida de uma palestra sobre Câncer de Colo do Útero, proferida pelo médico Samuel Afonseca.

Histórico do Dia da Mulher

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909,  em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país.  A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes.

As manifestações uniam o movimento socialista, e lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista que lutava por igualdade de direitos políticos.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.