Brincar e aprender são sinônimos na Educação Infantil, defendem especialistas durante Jornada Pedagógica

27/2/2018, 19:19h |

No âmbito da Educação Infantil, o ato de brincar é sinônimo de aprender. Quem garante isto são os especialistas deste segmento, reunidos nesta terça-feira, 27, durante o primeiro dia da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. Professores e coordenadores pedagógicos se reuniram no Centro de Cultura Maestro Miro para debater a temática central do evento: “A aprendizagem na sala de aula: direitos e objetivos”.

Este ano, a Jornada reuniu os grupos de profissionais da Educação pela modalidade em que eles atuam - do Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, aproximadamente 2 mil professores se dividiram em dez espaços para o debate e troca de experiências.

Ludicidade favorece o desenvolvimento do aprendizado

“As crianças têm direito de brincar e de aprender desde o momento em que nascem e é nosso objetivo garantir ambos, pois a ludicidade favorece o desenvolvimento do aprendizado”, explica a professora Darlene Lima (foto), técnica da Divisão de Educação Infantil da Seduc. “É importante discutir isto na jornada, desta forma, iniciamos o ano reafirmando um tema relevante para nossas escolas e profissionais, com um debate amplo sobre a prática pedagógica”, destaca.

Doutora em política social destaca importância de falicitar o aprendizado

A professora Fani Quitéria Nascimento Rehem (foto), doutora em política social, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), falou sobre os direitos da criança e aqueles relacionados à aprendizagem, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Os direitos da criança são resultados de uma trajetória de lutas. É preciso que os professores e coordenadores tenham consciência da importância do aprender desde cedo, e de quais formas este aprendizado é facilitado”, explica Fani. “Conhecer as características de cada aluno, estimular a interação e ter intencionalidade pedagógica são necessários para o bom desenvolvimento do trabalho. Estas crianças não estão nas creches e pré-escolas para serem apenas cuidadas, mas também educadas”, defende.

Aprender brincando

A professora Jaqueline Bastos Lopes (foto), que atua na Pré-Escola Municipal João Serafim de Lima, destacou a importância do trabalho do professor na Educação Infantil. “Precisamos pensar em cada aluno e nas formas pelas quais eles absorvem o que queremos ensinar. A ludicidade precisa estar sempre atrelada aos conteúdos para que as crianças possam aprender brincando, facilitando a aprendizagem e promovendo atividades divertidas ao mesmo tempo”, conta.

Nesta quarta-feira, 28, a Jornada Pedagógica continua, nas escolas. Professores, coordenadores pedagógicos e gestores se reúnem nas próprias unidades de ensino para trocar experiências e planejar o trabalho para o ano letivo.