Operação retira lixo domiciliar, entulho e até animais mortos em canais de drenagem

26/2/2018, 15:36h | Ascom SESP

A Prefeitura de Feira de Santana vem intensificando os serviços de limpeza e obstrução de drenagem e córregos do município, para o escoamento das águas pluviais. As ações estão sendo desenvolvidas por equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), por meio de trabalho mecanizado e manual.

Uma grande quantidade de resíduos sólidos, entulho, animais mortos e outros materiais inservíveis são despejados nesses locais, comprometendo a saúde pública, o bem-estar social e o meio ambiente.  Além de ligações clandestinas de esgotos lançados nos canais.

Segundo o órgão, somente este ano, já foram contemplados os canais do loteamento Tropical, no bairro Calumbi, assim como o da avenida Canal e uma grande parte dos canais situados nos bairros Feira V e Parque Ipê. Atualmente, estão sendo concluídos os serviços de limpeza no loteamento Parque Brasil, no bairro Conceição I.

Meta é fazer a limpeza de todos os canais e córregos com problemas

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública do Município, Antônio Rosa (foto), o objetivo da operação é que todos os canais e córregos, existentes na cidade de Feira de Santana, e que apresentam problemas - a exemplo da vegetação alta e acúmulo de lixo - passem pela manutenção, que é praxe na ação deste órgão, periodicamente.

Por causa da prática de algumas pessoas, toda a população sofre riscos

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, disse que o descarte irregular do lixo chama atenção nos canais de Feira de Santana. “A população precisa contribuir com a limpeza dos canais e córregos, evitando jogar nesses locais toda sorte de lixo e objetos, além de animais mortos”, conclama. Afinal, diz ele, a insistência de algumas pessoas, em praticar esse tipo de crime ambiental, é um dos principais fatores de risco para ocorrências como infestações de pragas e proliferação de doenças.