Formandos em Propaganda levam apresentação de TCC ao Museu de Arte Contemporânea

23/2/2018, 13:35h |

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira foi espaço, na noite de quinta-feira, 22, para defesa de um trabalho acadêmico. Formandos de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e propaganda da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef), apresentaram ali o seu trabalho de conclusão de curso, sob o título “Colaboradores como vitrine viva: Influência ou interferência".

O TCC, elaborado pelos alunos Lucas Correia da Silva Queiroz, Caroline Correia da Silva Barbosa, Maria do Carmo de Souza Barbosa e Rafaela Almeida Souza, foi uma exposição em fotografias. Com 20 fotografias, o trabalho retrata o jeito de se vestir dos colaboradores das lojas e a relação com o cliente.

A banca examinadora foi composta pelos professores-mestres Thiago Oliver da Silva, coordenador do curso, Felipe Chagas Freitas e Antonio Carlos Bastos Magalhães, orientador e presidente do colegiado.

Os graduandos valorizam a experiência. Segundo eles, o trabalho exposto em local público e de grande visibilidade é importante não apenas para o estudante, mas também para a comunidade. As imagens permanecem por dez dias no espaço.

Duas salas do MAC foram utilizadas na exposição dos estudantes. O museu, localizado na rua Geminiano Costa, é um equipamento da Prefeitura Municipal administrado pela Fundação Cultural Egberto Costa. Para a mostra, expositores e manequins foram cedidos pelo Boulevard Shopping e pela Lorena Modas, empresas que colaboraram com os alunos.

Inovação permite à comunidade acesso a produção acadêmica

O professor e jornalista Antonio Carlos Magalhães, orientador dos formandos, considera importante este novo método de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso pela faculdade. “Acho interessante que a instituição permita eventos dessa natureza fora do espaço acadêmico, propiciando à comunidade o conhecimento do que é produzido dentro de seus muros". Ele avalia que a exposição de fotografias, além da "qualidade muito boa”, retrata com propriedade o cotidiano dos colaboradores das lojas pesquisadas e como eles se preparam para alcançar o objetivo de venda.

Trabalho dos estudantes é arte contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea está “sempre aberto a propostas novas”, afirma o coordenador do espaço, Edson Machado (foto). Segundo ele, o local é disponibilizado para as mais diversas manifestações culturais e o trabalho apresentado pelo grupo de formandos está “inserido no que se chama de arte contemporânea".

Estudantes demonstraram harmonia, diz coordenador

A maneira inédita de apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, em pleno museu, foi elogiada pelo professor Thiago Oliver. Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade privada, ele disse que os expositores conseguiram demonstrar “harmonia” no aproveitamento do espaço.