Técnicos são capacitados para agilizar Benefício de Prestação Continuada a idosos

23/2/2018, 9:8h | Fotos: Jorge Magalhães

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Sedeso) e o INSS estão capacitando profissionais de equipamentos municipais que atuam diretamente na captação de público do CADÚnico e de programas sociais. A iniciativa vai proporcionar maior agilidade no encaminhamento e liberação para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do qual têm direito idosos de família carente que não contribuíram para a aposentadoria ou portadores de necessidades especiais.

O treinamento está sendo realizado desde terça-feira, 20, até esta sexta-feira, 23, na gerência executiva da Previdência, na avenida Getúlio Vargas. Conta com a participação de cerca de 40 pessoas, dentre técnicos, entrevistadores, pessoal administrativo e coordenações do programa Bolsa Família, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS). E a iniciativa visa dirimir dúvidas e agilizar ainda mais o processo de inclusão de novos beneficiários nos programas sociais.

Facilitar acesso dos beneficiários

A assistente social do programa Bolsa Família, Danusa Rodrigues, explica a importância da iniciativa. “Com a capacitação pretendemos promover um maior alinhamento e aprimoramento do conhecimento com o INSS já que utiliza informações do CADÚnico quando reconhece o direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), facilitando assim o acesso dos beneficiários”, afirmou.

Solicitante do BPC deve estar incluído no CADÚnico

Já o técnico Lúcio Santana (foto), da Previdência, informa que a capacitação se faz necessária em função da participação de novos técnicos e de mudanças nas exigências para solicitação do BPC. “Desde 4 de janeiro de 2017, quem solicita o BPC tem que estar incluído no CADÚnico. E para atender esta mudança, no ano passado já fizemos a primeira capacitação e agora estamos fazendo outra”, revelou.