Equipamento de Proteção Individual no controle à infecção hospitalar é tema de curso

20/2/2018, 12:4h |

Com o intuito de reforçar sobre o processo de limpeza, higienização e a utilização de EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual), ocorrerá no dia 7 de março, a partir das 14h, no auditório do Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher, a palestra ‘Importância do serviço da lavanderia e uso de EPI’S no controle de infecção hospitalar’.

Voltada para os funcionários de higienização e lavanderia do Hospital, a atividade, que ocorre a cada 3 meses, servirá como uma espécie de atualização das normas e rotinas dos setores.

Processo de limpeza e higienização é o foco da palestra

“Vamos abordar como deve ser feito o processo de limpeza e higienização nos setores, principalmente no CO (Centro Obstétrico), UTI e berçário. Assim também como a importância do trabalho desses funcionários no contexto do Hospital”, destaca a coordenadora do serviço de higienização e lavanderia do HIPS, Lais Rodrigues (foto).

Já a engenheira em segurança do trabalho, Josiane Costa, abordará a importância da utilização dos EPI’S (equipamento de proteção individual) no ambiente hospitalar.

A utilização desses equipamentos (avental, óculos, máscara, luvas e protetor auricular) é fundamental para garantir a saúde e proteção do trabalhador, evitando acidentes de trabalho e prevenindo a contaminação e disseminação de fungos, bactérias e microrganismos causadores de doenças.  

“Cada EPI tem sua finalidade e deve ser utilizado por cada profissional. A proposta da palestra é conscientizar o trabalhador sobre o uso desses equipamentos para estar protegendo a sua saúde contra algumas infeções hospitalares e prevenir algum acidente que pode ocorrer no âmbito laboral”.