Estrada da Serra de São José, local para prática do voo livre, será concluída em dois meses

28/1/2018, 18:39h | Fotos: Cau Preto

Os adeptos do voo livre na Bahia já estão usando automóvel para cumprir parte do percurso até a Serra de São José, local no distrito Maria Quitéria, em Feira de Santana, bastante frequentado pelos praticantes de voo livre - parapente, paramotor e asa delta. A estrada que está sendo feita pela Prefeitura Municipal está 70 por cento concluída.

A empresa Solidez, responsável pelo trabalho, por contrato deve entrega-la totalmente pronta em maio, mas existe a possibilidade de que isto aconteça em dois meses. As pessoas já estão usando o trecho pronto da estrada.

Na manhã de domingo (28), o prefeito em exercício de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, esteve visitando a Serra de São José, para verificar o andamento da obra, em companhia do secretário municipal de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes

São quase cinco quilômetros de extensão. De carro o trajeto vai ser feito em 10 minutos. As pessoas vão ficar a apenas 70 metros da “rampa natural”, um lajedo usado para decolagem.

Após a obra da estrada, a Prefeitura vai iniciar obras de melhorias no alto da Serra de São José. Quiosques, sanitários e estacionamento vão ser construídos no local. Em uma próxima etapa do projeto de qualificação da pista de voo feirense, está previsto erguer ali um mirante.

Investimento vai colocar Feira no circuito nacional de competições

“Esta estrada vai colocar Feira de Santana em competições importantes de voos livres, tanto em termos regionais como nacionais”, afirmou o prefeito em exercício, Colbert Filho. Segundo ele, a nova estrutura que está sendo adequada, com a estrada, os quiosques, sanitários e estacionamento vão estimular os desportistas a frequentar mais o local e utiliza-lo para disputas de alto nível.

Para Colbert, o investimento do Município no espaço vai dar retorno turístico para Feira de Santana. “O local dispõe das condições climáticas ideais, que são fatores importantes para atrair os praticantes destes esportes. O topo da serra está a cerca de 500 metros do nível do mar. As bolhas de ar quente que existem nesta região são consideradas favoráveis para manter os esportistas voando por mais tempo”.

Fim de caminhada de duas horas, com equipamentos às costas

Quem também esteve visitando a Serra de São José neste fim de semana foi o presidente da Associação do Voo Livre e Paramotor da Regiao Metropolitana de Salvador, Paulo Guimarães (foto). Ele está entusiasmado com as perspectivas que se abrem a partir da construção da estrada: “Vai facilitar enormemente o acesso ao topo da serra”.

A estrada significa o fim da caminhada de aproximadamente duas horas, com equipamentos às costas, para os esportistas que se dirigiam ao topo da serra. “A gente chegava lá cansado”, observa Guimarães, se referindo a dificuldade do percurso a pé para chegar ao topo. Ele destacou a qualidade da pista de voo. “Temos uma das melhores pistas de toda a Bahia, e agora, com estrutura para sediar grandes eventos”.

Local deve se tornar opção turística no município

A estrada, que está sendo finalizada, mais a construção de quiosques, sanitários e estacionamento no alto da Serra de São José pode abrir caminho para um processo de valorização das terras naquela região, prevê o secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Morais. “Aquela área, no futuro, deverá se tornar espaço de pousadas e restaurantes. Será uma opção turística no município”, estima. O secretário observa que esta é uma primeira etapa do projeto.

Segundo ele, na estrada, em locais para onde a água da chuva converge serão colocadas manilhas que garantirão o trânsito dos veículos, além de mata-burro nos pontos da estrada que dividem propriedades – maneira de impedir que animais passem de um lado para o outro.

Térmicas locais favorecem a voos de longa distância

Uma das pioneiras na prática de voo na serra, Karoline Oliveira analisa um futuro melhor para este esporte em Feira de Santana, principalmente no tocante a eventos e competições importantes, a partir das melhorias que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal na estrutura da Serra de São José. “As térmicas locais são as melhores para os voos de longa distância, quando são percorridas centenas de quilômetros. São ideais para a quebra de recordes”.