Nasce de parto normal primeiro bebê de 2018 no Hospital da Mulher

3/1/2018, 9:53h | Foto: Sara Silva

“Só quem passa é quem sabe a emoção. Não imaginei que ia ter Heitor logo agora. Ele quis chegar ao mundo no dia primeiro”. Esse é o emocionante relato da dona de casa Paloma Palmeiras Dias (na foto acima), 24 anos, que teve uma grande surpresa logo no primeiro dia do ano: seu primeiro filho e, também, o primeiro a nascer em 2018 no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. 

O pequenino Heitor nasceu de parto normal precisamente às 1h35min do dia 1º de janeiro, após 38 semanas de gestação, pesando 3,370 kg. Paloma Palmeiras, natural de Mundo Novo, mora em Feira de Santana há 14 anos. Todo o pré-natal da nova mamãe foi realizado em uma unidade básica de saúde (UBS) do bairro Jardim Cruzeiro, local onde também reside. 

Para ela, que estava esperando a chegada do seu bebê até o dia 14 de janeiro, a surpresa foi em dose dupla, já que também foi o nascimento do seu primeiro filho. “Ter um filho já é bom, e ter em um dia especial, como primeiro de janeiro de 2018, é melhor ainda. O parto foi tranquilo; é uma sensação maravilhosa”. 

A alegria resumida em uma menina

O momento de alegria e surpresa também não foi diferente para Márcia Pereira Bezerra de 24 anos. A dona de casa foi a segunda mulher a ter seu bebê no primeiro dia de 2018, mas com uma diferença: parir a primeira menina no HIPS este ano.

Para a experiente mamãe de duas meninas - uma com 4 e outra 7 anos - o nascimento de Eloá veio para alegrar ainda mais a família em casa. O parto estava previsto para ocorrer no dia 25 de dezembro do ano passado, mas acabou sendo antecipado para o início do novo ano: às 2h05min, Elóa veio ao mundo pesando 3,400 kg. 

“Foi maravilhosa a chegada da minha filha, eu só estava esperando. E ainda passar a virada do ano e ganhar esse presente é bom demais”.  

Atendimentos

Somente no ano de 2017, estatísticas da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) atestam mais de 3 mil partos normais realizados no Hospital da Mulher, considerando uma média de 300 procedimentos/mês. 

Ainda, foram mais de 33 mil atendimento em diversas especializadas na área de saúde pública especializada, como ginecologia/obstetrícia (20.537), fonoaudiologia (6.157), enfermagem (2.955), pediatria (1.832), seguido de mastologia (722), psicologia (492), endocrinologia (388), nutrição (224), fisioterapia (213), entre outros serviços.