Mutirão de especialidades em saúde vai ser realizado em 2018, anuncia secretária

18/12/2017, 16:55h |

Um mutirão de especialidades para atender a demanda reprimida é um dos projetos que a Secretaria Municipal de Saúde vai executar no início de 2018. Também estão previstas as inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, tipo II, e mais quatro unidades de saúde que vão atender os seguintes bairros: Santo Antônio dos Prazeres, Campo Limpo, São Cristóvão e o Candeal.

O anúncio foi dado pela secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, durante encontro com profissionais da imprensa feirense, coordenadores da Saúde, vereadores Luiz da Feira, Neinha, João Bililiu e Luiz Augusto de Jesus, na manhã desta segunda-feira, 18, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS.

Anunciada também a aquisição de mais três ambulâncias para o SAMU

A titular da Saúde também informou que o Município vai adquirir mais três ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vai implantar a Central de Leitos, bem como um Complexo Regulatório. Entre os projetos previstos para o novo ano, incluem ainda, a construção de quiosques nas áreas externas das UBS (Unidade Básica de Saúde) e ampliação do projeto Hortas Comunitárias.

“Saúde é isso: acolher os usuários e fazer sempre o melhor. E é com esse pensamento que nós apresentamos os avanços que a Saúde alcançou neste ano e divulgamos os nossos projetos para 2018. Temos um gestor que se preocupa com a população e que sabe aplicar os recursos provenientes das arrecadações municipais”, afirmou Denise Mascarenhas.

Ainda neste ano, a população de Feira de Santana será atendida com a ampliação dos serviços de saúde com a inauguração de mais duas Unidades de Saúde da Família, no bairro Parque Ipê - uma delas será entregue no dia 21. Com isso, o Município passará a dispor de 108 equipes de saúde da família. Também já conta com quatorze Unidades Básicas de Saúde (UBS) e duas Unidades Satélites, nos distritos de Jaguara e Jaíba.

A rede de urgência pré-hospitalar tem sete policlínicas, que estão localizadas nos bairros Tomba, Feira X, Parque Ipê, Rua Nova, George Américo, além dos distritos de Humildes e São José, além da UPA da Mangabeira, já em funcionamento, e mais a UPA da Queimadinha, que será inaugurada no início de 2018.

“No próximo ano estão previstas as reformas das policlínicas da Rua Nova e Feira X. A reforma da policlínica do George Américo já se encontra em andamento, assim como do CSE (Centro Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda)”, acrescentou a gestora da Saúde.

Balanço de ações em 2017

A supervisora da coordenação geral das Policlínicas, Michele Teixeira,  destacou os investimentos realizados pelo Governo Municipal, neste ano, que resultaram na construção de oito unidades de saúde nos bairros: Parque Lagoa do Subaé, Feira X, Genipapo, Corredor dos Araçás, Fonte do Lili, George Américo, e duas no Parque Ipê.

“Entre as nossas ações de saúde, foram promovidos cursos de primeiros socorros para a comunidade; realizamos os simulados do SAMU; desenvolvemos o projeto Samuca nas escolas; implantamos os Conselhos Locais de Saúde; bem como realizamos campanhas de saúde preventivas (Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia Mundial do Diabetes, etc) e implementamos as ações do Programa Saúde na Escola (153 escolas municipais e estaduais). A Rede Cegonha também ganharam reforço com a implantação de Triagem de Gravidez, Teste Rápido e Triagem de Pré-Natal”, elencou.

Ao final do encontro, após a secretária Denise Mascarenhas transmitir sua mensagem de boas festas, desejando a todos um feliz e próspero 2018, foi serviço um coffee break.