Moradores das Baraúnas levam cães e gatos para tomar vacina

17/12/2017, 13:33h | Fotos: Cau Preto

A dona de casa, Jucileide Vieira, não quis arriscar e logo cedo pegou os dois cachorros pela coleira e o levou à UBS Milésio Ledoux Vargas, na Baraúnas, para ser vacinado contra a raiva, neste sábado, 16. Nesta semana foi registrado um caso da doença no bairro. Daí a necessidade da imunização de cães e gatos.

“E ainda vou buscar os meus cinco gatos que precisam se prevenir contra esta doença”, afirmou. São animais da raça persa e mestiços. “Ao vacina-los não estamos apenas protegendo os bichinhos de estimação, mas protegendo nossas famílias, principalmente”.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana aplicou a vacina até o meio-dia. Numa caderneta, além dos nomes dos animais, foi colocada a data. A vacina é a única forma de prevenção segura da raiva animal.

Inicialmente foi realizado o bloqueio vacinal. A partir de segunda-feira, 18, as equipes de vacinação do CCZ vão visitar todas as casas do bairro à procura destes animais que podem transmitir a raiva para vaciná-los.

A doença é incurável entre o animais - é fatal em 100% dos casos, também pode afetar os seres humanos - pode ser extremamente agressiva e fatal. Em cães e humanos o vírus da raiva pode ficar incubado por até dois meses, antes de aparecerem os primeiros sintomas.