Rua Viva realiza última edição do ano neste domingo, 17, na Avenida Fraga Maia

15/12/2017, 19:8h |

Depois de quatro meses levando aos espaços públicos da cidade de Feira de Santana atividades recreativas e de lazer, o Projeto Rua Viva: mobilidade e lazer com segurança no trânsito realiza a sua última edição do ano neste domingo, 17, mais uma vez na Avenida Fraga Maia.

O circuito entre as ruas Barra dos Bandeirantes e Casemiro de Abreu, com mais de cem metros em extensão e total segurança para quem busca saúde, diversão e bem estar, será mais uma oportunidade de interação entre as famílias feirenses, a partir de 8h.

As novidades programadas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para o encerramento do Rua Viva 2017 incluem neste fim de semana aulas de cross fit itinerante, sob a coordenação da professora Suzana Carvalho, e a presença do professor de swing baiano, Luciano Melo, com o projeto Axé Solidário que realiza troca de camisas por alimentos que serão doados à instituições de caridade do município.

Iniciado no mês de agosto na Avenida Getúlio Vargas, o projeto oferece à comunidade áreas especiais para a prática de jogos coletivos, uso de bike e triciclo, de skate, patins e ainda para curtir carrinhos telecomandados (de controle remoto). Outra ótima opção é relaxar passeando com animais de estimação, realizar piqueniques ou ainda fazer caminhadas.

A parceria da do Grupo Meddi, por meio do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF), e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) continua e serão realizadas aferição de pressão arterial, testes rápidos para diagnóstico de anemia e de glicemia capilar.

Outro momento importante nesta edição final é a participação da Associação Protetora aos Animais de Feira de Santana (APA) através do “Miaudote”, projeto voltado às pessoas que pretendem adotar um “peludo”. Os interessados basta atender alguns requisitos como ter condições psicológicas e econômicas de cuidar do animal; portar documento original com foto e comprovante de residência e assinar termo de guarda responsável.

Segundo Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito, foram diversas atividades recreativas disponibilizadas à população desde o início do projeto, como aulas de swing baiano, fit dance, zumba e cross fit, além de ginástica funcional, exercícios de alongamento e aquecimento, sempre orientadas por profissionais de Educação Física.

Educação no trânsito

Outro ponto de destaque do projeto foi o trabalho realizado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT com a “turminha” do Rua Viva envolvida nas sessões de cineminha e pipoca com exibição de vídeos educativos que retratam a importância e o respeito aos sinais de trânsito.

Segundo Carvalho, novamente os agentes de trânsito mirins receberão minitalões de trânsito contendo informações educativas.

“Vamos orientar as crianças, nossos futuros condutores, para alertar os pais do uso correto do cinto de segurança e da cadeirinha (poltrona de elevação), bem como a importância e respeito aos sinais de trânsito com atenção às placas, semáforos e faixas de segurança para travessia de pedestres na presença de um adulto”, explica o superintendente.

A criançada poderá se divertir e aprender mais sobre noções de trânsito na pista de 12 metros de comprimento, em formato de circuito, composta de quatro faixas e sinalização horizontal, canteiro central, minisemáforos e miniplacas de sinalização.

A música está garantida nas canções do artista Dan Silveira que anima o público no palco do Rua Viva a partir das 10h. O local possui completa infraestrutura de sanitários químicos, praça de alimentação e segurança redobrada com a presença de agentes da Guarda Municipal e de policiais militares.

‘Acreditamos que no próximo ano teremos resultados mais satisfatórios e o projeto vem cumprindo o seu papel de unir lazer e bem estar. Estamos preparando para 2018 uma moldagem mais otimizada e com muitas novidades”, afirma Carvalho.

O Rua Viva mobiliza cada vez mais pessoas através das redes sociais (Facebook e Instagram) pela hashtag #ruavivafsa.