No dia de luta contra o aedes, equipes da Saúde fazem ação de impacto no bairro Caseb

15/12/2017, 18:46h |

No dia “D” de mobilização nacional contra o mosquito aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou uma ação de impacto no bairro Caseb. A localidade apresentou Índice de Infestação Predial de 3,47%, quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Isso representa a quantidade de mosquito circulando nessa área.

A mobilização contou com a participação de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e da equipe de Educação em Saúde. Visitaram os domicílios, conversaram com os moradores e distribuíram material educativo. Alertaram a comunidade sobre os riscos e meios de prevenção ao vetor, que é responsável em transmitir a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela.  

“No trabalho de rotina dos agentes de endemias foram encontrados no bairro Caseb, em seis quarteirões, larvas do mosquito. Por isso, retornamos no dia de hoje, numa força tarefa, para chamar a atenção novamente da comunidade para que redobre os cuidados na prevenção e eliminação do mosquito”, afirmou Aurea Cerqueira, coordenadora de Educação em Saúde.  

A residência de dona Maria Dantas foi um dos imóveis visitados. Os agentes observaram o quintal de sua casa, se havia algum recipiente ou plantas com acumulo de água. “Até mesmo a folha de uma planta pode ser local propicio para a formação do mosquito”, explicou o agente de endemias, Oscar Nogueira.

A campanha de mobilização contra o ades aegypti teve como tema “Um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você – Sexta sem Mosquito”. As unidades de saúde também realizaram no dia de hoje salas de espera, através de palestras e atividades lúdicas.