CCZ vai vacinar căes e gatos nas Baraúnas, neste sábado

14/12/2017, 18:28h | Fotos: Jorge Magalhăes

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) estará vacinando neste sábado, 16, no bairro Baraúnas, cães e gatos contra a raiva animal. A ação será das 8h30 ao meio-dia, na unidade de saúde. O órgão pede que os moradores, que possuem animais de estimação, se mobilizem e os levem para receber a dose do imunizante.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Cordeiro, desde o início desta semana, quando foi confirmado um caso de raiva animal na localidade, prepostos do órgão têm feito o bloqueio de foco no raio de 5 km a partir do local onde ocorreu o caso, que já resultou na vacinação de 88 animais. O último registro de raiva canina havia sido em 2004.

"No bairro Baraúnas, esse ano, superamos a vacinação do ano passado. Mesmo assim estamos revacinando os animais para que não tenha nenhum advento da raiva", reitera a coordenadora.

Segundo explica Mirza, a ação no sábado é mais uma oportunidade para os animais serem vacinados. "Encontramos muitas residências fechadas. Por isso, vamos realizar a vacinação nesse dia para que as pessoas, que trabalham durante a semana, possam garantir a proteção do seu bicho de estimação", afirma.

CASO

Na última terça-feira, 12, o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) confirmou a positividade da doença após análise das amostras do tecido nervoso do animal que mordeu uma criança no bairro Baraúnas, no mês de novembro. O material foi coletado e encaminhado pelo Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ).

O acidente aconteceu no dia 04 de novembro. Dois dias depois a vítima foi levada para o CSE (Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda), onde continua sendo acompanhada, bem como pelo Hospital Estadual da Criança, conforme preconizado. Ela já recebeu três doses da vacina, além do soro antirrábico.