Festival da Escola João Marinho estimula produções artísticas dos estudantes

9/12/2017, 20:49h | Fotos: Andreyse Porto

Sarau de poesia, apresentações de dança e música marcaram o I Festival de Linguagens, FestLing, que reuniu aproximadamente 400 estudantes do 1º ano à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal João Marinho Falcão, durante todo o dia, nesta sexta-feira, 8. O principal objetivo do evento é potencializar as produções artísticas dos estudantes, integrando-as às atividades desenvolvidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa, Redação e Educação Física.

Atividades ajudaram os estudantes a vencer a timidez

As atividades também ajudaram os estudantes a vencer a timidez e a mover o corpo. São apresentações nas mais diferentes áreas, envolvendo a dança, a poesia, o canto, enfim, expressões que promovem o movimento e ao mesmo tempo representam uma forma diferente de exercitar a aprendizagem”, destaca a professora Girlene Sena (foto), gestora da escola.

“Nossa intenção é contribuir para a formação integral dos estudantes, não apenas no seu desenvolvimento intelectual, mas também aprimorando as relações interpessoais e o gosto pelas expressões artísticas. Acredito que o festival possa revelar talentos e, quem sabe, alguns desses estudantes não sigam carreiras artísticas”, acredita a professora Andrea Castiglioni, que idealizou o FestLing. Ela dá aulas nas disciplinas de português e inglês.

Como forma de valorizar o empenho e participação dos estudantes, o FestiLing distribuiu uma série de prêmios, entre eles: tablets, bolsas de estudos de inglês, bolsa para escolinha de futebol e ballet, além de materiais esportivos e livros. Os prêmios foram concedidos por empresas parceiras da escola, localizadas principalmente no bairro Jardim Acácia, onde fica sua sede.

Para a avaliação dos trabalhos, foi montada uma banca com a participação da escritora Cínthia Portugal, do ex-funcionário da escola Levi França, do coreógrafo Jean Sedrás, que também é porteiro da unidade de ensino, e da professora Geogia Kaline, do Departamento de Ensino da Seduc.

PERSONAGEM 1

João Victor Santos Marczal, estudante do 8º ano

“Quero seguir a carreira de cantor sertanejo e sempre me apresento aqui na escola. É uma forma de conseguir mostrar meu trabalho e ganhar estímulo para continuar”.

PERSONAGEM 2

Marcelo Victor Ribeiro Gonçalves, estudante do 7º ano

“Eu gosto muito de dançar e acompanho, por exemplo, as coreografias do canal FitDance no Youtube, como a que apresentamos hoje, da música “Work For Home”, da banda Fifth Harmony, que foi inspirada nos bailarinos do canal”.