O agito do Rua Viva retorna à Avenida Fraga Maia neste domingo, 10

9/12/2017, 10:37h | Divulgação

Após uma rápida pausa, o projeto Rua Viva: mobilidade e lazer com segurança no trânsito, retorna com força total neste domingo, 10, na Avenida Fraga Maia.

A partir de 8h, o circuito entre as ruas Barra dos Bandeirantes e Casemiro de Abreu, com mais de cem metros em extensão e total segurança para quem busca saúde, diversão e bem estar, será mais uma oportunidade de interação entre as famílias feirenses.

Áreas especiais serão criadas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) visando oferecer à população espaços seguros para a prática de esportes e lazer, a exemplo de jogos coletivos, andar de bike e triciclo, de skate, patins e ainda curtir carrinhos telecomandados (de controle remoto), além de uma ótima opção para relaxar passeando com animais de estimação, realizar piqueniques ou fazer caminhadas.

Livre da rotina do trânsito, o Rua Viva oferece às 9h diversas atividades recreativas: aulas de dança –swing baiano, fit dance, zumba e cross fit -, ginástica funcional, exercícios de alongamento e aquecimento, sempre orientadas por professores de Educação Física, fazem parte da programação dominical.

Segundo o superintende municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, a novidade desta edição será a distribuição para a criançada de minitalões de trânsito contendo informações educativas.

“Vamos orientar as crianças como alertar os pais para o uso correto do cinto de segurança e da cadeirinha (poltrona de elevação), importância e respeito aos sinais de trânsito com atenção às placas, semáforos e faixas de segurança para travessia de pedestres na presença de um adulto, além de divulgarmos o telefone do disk trânsito [75 3623.3580] impresso na capa”, explica Carvalho.

A turminha do Rua Viva poderá se divertir e aprender mais sobre noções de trânsito com a disputada pista de 12 metros de comprimento, em formato de circuito, composta de quatro faixas e sinalização horizontal, canteiro central, minisemáforos e miniplacas de sinalização.

Os agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT marcam presença e ainda realizam sessões de cineminha e pipoca exibindo vídeos educativos que retratam a importância e o respeito aos sinais de trânsito.

“A proposta da Prefeitura Municipal de Feira de Santana é estimular as famílias a se apropriarem da cidade por uma opção segura e agradável para o lazer ao ar livre”, ressalta o gestor da SMT.

A música não pode faltar e as canções do artista Dan Silveira animam o público no palco do Rua Viva a partir das 10h. O local possui completa infraestrutura de sanitários químicos, praça de alimentação e segurança redobrada com a presença de agentes da Guarda Municipal e de policiais militares.

A comunidade em geral também poderá aferir a pressão arterial e/ou se submeter a testes de glicemia com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O Rua Viva mobiliza cada vez mais pessoas através das redes sociais (Facebook e Instagram) pela hashtag #ruavivafsa.