Cantigas de roda inspiram e estimulam alunos da educação infantil a se envolverem com as artes

8/12/2017, 14:10h | Fotos: Andreyse Porto

“Dona aranha”, “Borboletinha”, “A Canoa Virou”, “Pombinha Branca” e “O Cravo e a Rosa”. Estas foram algumas das tradicionais cantigas de roda utilizadas como inspiração para a VII Mostra de Artes da Pré-Escola Municipal Marina Carvalho, do bairro Subaé. Neste ano, os 110 alunos do grupo 3 ao 5 da Educação Infantil produziram desenhos com base nas músicas.

Este foi o primeiro ano em que a escola aproveitou as cantigas para a produção. Nas outras edições, os alunos fizeram releituras de artistas famosos. “O resgaste desta tradição das cantigas de roda permite um trabalho amplo, não apenas com a música e a arte plástica, mas também a leitura, a escrita, importantes no desenvolvimento destas crianças”, destaca a gestora da escola, professora Cristina Passos Souza.

Personagem 1

Nadja Gerusa Zaide Chahoud Pereira (foto - esquerda), mãe da aluna Sara Elehandra Zaide Chahoud de Araújo (foto - direita), de apenas três anos, comemorou o desenvolvimento da filha. “Apesar de ser pequenininha, ela já ensina ao irmão mais velho o que aprende na escola, como foi o caso das cantigas de roda. Gostei muito da Mostra de Artes e acho este um incentivo muito importante para o desenvolvimento artístico das crianças”, conta.

Personagem 2

A emoção tomou conta de Marly de Jesus Santana (foto), mãe do pequeno Pedro Lucas de Jesus Nascimento, quatro aninhos. “Fiquei tão feliz de ver o que meu filho produziu! Me sinto emocionada tendo resultados como este. Tirei muitas fotos e vou sempre lembrar deste momento”, comemora.

Personagem 3

O orgulho estava estampado no rostinho de Cauane Gabriele Amaral Barreto, cinco anos. A criança mostrou as duas obras que produziu, inspiradas nas cantigas “Peixe Vivo” e “O Cravo e a Rosa”. “Adorei a atividade. Mexi com argila, brinquei com meus amigos e fizemos desenhos muito bonitos. Achei muito divertido e já estou pintando.