Dados dos aplicativos de controle de tráfego podem ser usados para gestão do trânsito em Feira

8/12/2017, 14:7h |

Novas tecnologias que estão sendo aplicadas para humanizar e modernizar o trânsito em várias partes do mundo foram apresentadas durante o 1º Fórum de Mobilidade Urbana realizado pelo jornal Estado de São Paulo, na terça-feira, 5, no Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista.

Executivos e pesquisadores das principais empresas do setor participaram do fórum. “São tecnologias que podem, no futuro bem próximo, ser aplicadas em Feira de Santana e com resultados positivos”, afirmou o vice-prefeito Colbert Filho, que participou do evento coordenado pelo período.

Participaram, entre muitos outros, representantes da 99, que é o maior aplicativo brasileiro para chamar táxi ou carro particular e o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda. O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, participou do encerramento. Os executivos mostraram que o compartilhamento das informações contribui para melhorar o trânsito e a qualidade do serviço no transporte público.

Colber Filho disse que aplicativos de controle de tráfego e de tempo, como o Moovit e o Waze, quando utilizados, apresentam resultados positivos para o setor. “O que se pretende é no futuro transferir estes dados para serem aplicados em Feira de Santana”.

O uso destas tecnologias, disse o vice-prefeito, são importantes para o planejamento de ações relacionadas ao trânsito, ao transporte de massa de qualidade e na gestão do transporte público como um todo. “As ideias que apontem soluções sempre serão bem vindas”.

Em Feira de Santana, os passageiros do transporte coletivo já podem usar o dispositivo móvel que mostra, na tela do celular ou tablete, o horário do ônibus que deseja pegar vai passar no ponto.