Estudantes concluem o Proerd, curso que orienta na resolução de conflitos

5/12/2017, 19:1h | Fotos: Matheus Rocha

Após dez semanas de aulas que debateram temas como a criminalidade, drogas e bullying, estudantes da rede municipal participaram nesta terça-feira, 5, da solenidade de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação de Feira de Santana.

Dezenas de escolas da Rede Municipal tiveram atividades do projeto em 2017. Cerca de 200 estudantes de quatro escolas participaram do evento de formatura que também reuniu professores, instrutores e familiares. A cerimônia aconteceu na Comunidade Cristã Shalom Adonai, no bairro George Américo.

A cerimônia de formatura reuniu estudantes das escolas Dr. Noide Cerqueira; Regina Vital; Professora Francy Silva e Chico Mendes. O Proerd é um programa mundial que foi criado em 1983. No Brasil, ele começou a ser desenvolvido em 1994.

De acordo com os orientadores, o programa ensina às crianças e adolescentes, através de exemplos práticos, a seguir os quatro pilares para a resolução de conflitos: definir, analisar, atuar e avaliar as situações. E, a partir daí, fazerem suas próprias escolhas. Ao final dos encontros, cada aluno escreveu uma redação. As melhores foram premiadas na cerimonia de formatura.

PERSONAGEM

Aionara Ribeiro, estudante do 5º ano, que concluiu o curso

“Este modelo tem me ajudado muito a lidar melhor com a minha vida e os meus amigos. Sei que quando eu crescer serei uma pessoa mais confiante e com mais informação para fazer as melhores escolhas. O Proerd me ensinou coisas que serão muito importantes para que eu seja uma cidadã melhor. Esses ensinamentos que eles receberam, com toda certeza, farão a diferença e encorajarão as crianças a não adentrarem o mundo das drogas e da criminalidade”.

Uma das principais ações da PM, diz capitão

O capitão da Polícia Militar Gledson Santos (foto), da Base Comunitária de Segurança do George Américo, considera o Proerd uma das nossas principais ações da corporação. “Percebemos que atuar na educação das crianças é bastante eficaz também para o combate à violência”.

“Temas essenciais para a vida dos estudantes”

“É um programa muito importante, pois discute temas essenciais para a vida dos estudantes. São policiais servindo de exemplo para as crianças e adolescentes, ensinando a eles melhores condutas e atitudes”, comenta a professora Leiva Beatriz Maria Santana Franco (foto), gestora da Escola Municipal Dr. Nóide Cerqueira, que fica no bairro Campo Limpo.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

O evento teve várias apresentações artísticas: Projeto Pra Pra Tu – Tambores de Deus, dos alunos da Escola Nóide Cerqueira, e coral da Escola Municipal Professora Francy Silva Barbosa, que integra o Programa Música na Escola.