Diretoria das escolas municipais é renovada em 40 por cento

5/12/2017, 13:54h | Fotos: Washigton Neri

Com 40% do quadro de gestores renovado, diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino, escolhidos por votação democrática, tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 4, para o novo mandato 2017-2021. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Municipal Acioly da Silva Araújo.

A solenidade, presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, empossou 125  diretores e 81 vices, entre eleitos e reeleitos, em pleitos  com a participação de toda a comunidade escolar, realizado no dia 29 de setembro.

“O gestor recebe recursos, precisa saber administrá-los e prestar contas de forma correta. É muito importante que todos estejam seguindo as leis”, afirmou o prefeito José Ronaldo. “Os novos gestores, toda a ajuda que precisarem, existem pessoas na Seduc capacitadas para prestar orientações nesta jornada. Escolas bem geridas conseguem mudar para melhor”, declarou. 

"Devemos honrar a função", afirma diretora

A professora Flávia Carneiro Santos Morais, diretora da Escola Municipal Professora Lídice Antunes Barros, que fica no bairro Santo Antônio Dos Prazeres, foi responsável pelo discurso de posse. “Cada um de nós escolheu se candidatar ao cargo de gestor, e apesar de enfrentarmos dificuldades, devemos honrar a nossa função. É necessário vestir a camisa da educação e fazer o nosso trabalho bem feito”, declarou.

Diretor e vice precisam garantir qualidade

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro (foto), reforçou a importância dos diretores. “Os gestores assumem um compromisso com a educação e precisam garantir a qualidade do aprendizado dos alunos. Estes profissionais passarão por formação e serão orientados para realizar o trabalho da melhor forma”. 

Por voto, dirigentes escolhem representantes no Conselho de Educação 

Durante a cerimônia foram escolhidos por voto, pelos diretores e vice-diretores, três representantes deles para ocupar função no Conselho Municipal de Educação. Para membros titulares foram eleitas a diretora da Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, Gleice Anne Silva de Souza,e Livya Cruz Moura, do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza. A gestora da Escola Municipal Professor Jose Raimundo Pereira De Azevedo, Adriana Mascarenhas Bullos, ficou como suplente. 

PERSONAGEM 1

Rejane Vitório de Jesus Almeida, uma das novatas entre os gestores, que assume a direção da Pré-escola Judith Alencar Marinho.

“Eu era coordenadora pedagógica e vi a oportunidade de continuar contribuindo de outra forma com a escola. Quero, agora na gestão, contribuir com o desenvolvimento das nossas crianças, além de formar uma parceria com os pais e responsáveis para a valorização da educação infantil e conscientizar da importância desta etapa na vida das crianças”. 

PERSONAGEM 2


Elaine Mercês de Assis, diretora veterana, à frente da Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo há 14 anos.

“A responsabilidade aumenta a cada ano, frente às colegas e à secretaria. Não dá para estar na gestão e não fazer coisas novas. O meu desafio para esse novo mandato é continuar a implementar a proposta curricular de uma escola do campo, além de transformar a Agrário em uma escola sustentável”.