Tradição de 40 anos, caruru de Santa Bárbara, 2ª feira, terá mais de uma tonelada de frango

3/12/2017, 9:2h | Fotos: Cau Preto

Os cinco mil quiabos serão cortados neste final de semana, e os 1,2 mil quilos de frango, também. O caruru dedicado a Santa Bárbara, servido ao povo no Centro de Abastecimento de Feira de Santana há mais de 40 anos, já começou a ser preparado. Eparrei, Iansã. Eparrei bela Oyá.

Serão servidos mais 500 quilos de vatapá, 450 quilos de arroz, 600 litros de suco. Os três mil pratos serão servidos, no Restaurante Popular, onde a comida será preparada, logo depois da celebração da missa campal e da procissão que percorre algumas ruas do entreposto com as imagens dos padroeiros do entreposto.

Santa Bárbara e São Gerônimo são padroeiros do Centro de Abastecimento. Neste ano, as imagens dos santos, que ficarão na Igreja Senhor dos Passos, até a manhã de segunda-feira, quando serão levadas para o nicho, localizado no entreposto, em um carro do Corpo de Bombeiros, do qual é a padroeira.

A parte profana da festa ficará sob a responsabilidade da cantora Mara Araújo, com apresentação prevista para as 11h, e do grupo cultural Quixabeira da Lagoa da Camisa, que vai ocupar o palco por volta das 13h. O diretor do Centro de Abastecimento, Delorme Martins, afirmou que a tradição está mantida. “É uma festa organizada e feita a várias mãos”.

Parte da comida que será servida foi doada pelos comerciantes do local. As comemorações tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Settdec (Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico).