Jovens de 20 a 39 anos são maioria entre infectados pelo HIV em Feira, em 2017

1/12/2017, 18:3h |

A faixa etária de maior risco é de 20 a 39 anos. Há mais homens infectados que mulheres. Esses dados se referem a contaminação pelo HIV (Aids), em Feira de Santana, período de janeiro a outubro deste ano. Foram apresentados pela coordenadora do Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, Vanessa Sampaio, em uma sessão especial realizada na Câmara de Vereadores, na quinta-feira, 30.

Em 2017, aumentam os casos de contaminação pelo vírus.  De janeiro a outubro foram registrados 300 casos novos no Município, enquanto que em 2016 foram diagnosticados 205 casos novos nesse mesmo período. Na opinião da coordenadora, esse aumento se deve, em parte, ao fato de que as pessoas têm procurado mais os serviços de saúde para realizar os testes para diagnóstico da doença.

Ainda de acordo com dados apresentados por Vanessa Sampaio, desde o início da epidemia, 78 milhões de pessoas se contaminaram com o HIV no mundo.  Conforme estimativa do Ministério da Saúde 842,710 mil pessoas vivem com HIV/aids. A média é de 40 mil casos novos por ano.

Mais de 2.200 pessoas são assistidas pelo Município

Atualmente 2.230 pessoas, que convivem com o vírus HIV em Feira de Santana, estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, informa a coordenadora do órgão, Vanessa Sampaio (foto). Elas são assistidas por uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, pediatra, obstetra, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, odontólogo, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico e bioquímico. Além do diagnóstico e acompanhamento, é feita a distribuição de preservativos e medicamentos.

Projeto institui Dezembro Vermelho no âmbito municipal

A sessão especial foi realizada para tratar sobre o Projeto de Lei nº 51/2017, de autoria do vereador Luiz da Feira (foto), que institui o Dezembro Vermelho no âmbito municipal. Além da coordenadora do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids, integraram a mesa de honra a vereadora Gerusa Sampaio, que presidiu a sessão, e a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, que representou o prefeito José Ronaldo.

O vereador convidou a comunidade a participar das ações que serão desenvolvidas durante o Dezembro Vermelho e reforçou a importância das pessoas adotarem as medidas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “O número de pessoas contaminadas pelo HIV tem crescido de forma preocupante em nosso município. Portanto, no próximo mês, teremos o Dezembro Vermelho, uma iniciativa criada através de projeto de minha autoria, para mobilizarmos toda a população a se prevenir”.

Associação de Familiares vê preconceito como grande barreira

A presidente da Associação de Familiares, Amigos e Pessoas Vivendo com HIV e AIDS - Juntos pela Vida, Josefa Faria dos Anjos, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores de infecções sexualmente transmissíveis e destacou a importância do uso do preservativo como principal ferramenta de prevenção e combate à contaminação. “A aids não tem cara, não escolhe pessoas. Alguém precisa dizer basta ao preconceito. Precisamos gritar contra esse preconceito e abraçar esta causa”, protestou.

A Secretária de Saúde do Município, Denise Mascarenhas, reforçou: “Precisamos acabar com isto”, disse ela, sobre o “preconceito que ainda existe na sociedade”, com os portadores do HIV/AIDS.

Locais e datas para fazer teste rápido do HIV, em dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica, este mês de dezembro, as ações de enfrentamento do HIV em Feira de Santana. Haverá uma ampla mobilização na sede e zona rural para realização de testes rápidos para detecção do HIV, bem como  palestras de conscientização quanto a importância do uso do preservativo para a prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Esta ação, que  acontece nas policlínicas da Prefeitura, começou nesta sexta, 1, vai marcar o Dezembro Vermelho no município. A iniciativa é do Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids.

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO VERMELHO/RONDA DE TESTAGEM
04/12 – POLICLÍNICA DO TOMBA.
07/12 – POLICLÍNICA DA RUA NOVA.
08/12 – POLICLÍNICA PARQUE IPÊ.
14/12 – POLICLÍNICA FEIRA X.
15/12 – POLICLÍNICA DE HUMILDES.
18/12 – POLICLÍNICA DE GEORGE AMÉRICO.
21/12 – POLICLÍNICA SÃO JOSÉ.