Rua Viva recebe grande caminhada na Getúlio Vargas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer

25/11/2017, 10:23h | Divulgação

Uma grande caminhada de conscientização em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer marca a edição do Projeto Rua Viva, neste domingo, 26, às 8h, na Avenida Getúlio Vargas.

A estimativa da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) é para um público com mais de 300 pessoas, envolvendo famílias, jovens e adultos focados em chamar a atenção para a prevenção e hábitos que promovam o bem estar e qualidade de vida das pessoas.

A ação será realizada pelo Grupo Meddi, por meio do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF), em parceria com a Prefeitura Municipal. Aferição de pressão arterial, testes rápidos para diagnóstico de anemia e de glicemia capilar estão entre os serviços que estarão disponíveis para o público participante.

Mais uma vez, o Rua Viva estimula o cidadão a se apropriar da cidade por uma opção segura e agradável para o lazer ao ar livre em áreas especiais reservadas para jogos coletivos, patins e skate, andar de bike, triciclo e ao hobby dos carrinhos telecomandados (de controle remoto), além da possibilidade de organizar piqueniques sob as árvores da Getúlio Vargas.

Para o superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, a parceria reforça a importância e consolidação do projeto junto à comunidade feirense, revelando o compromisso firmado entre gestão pública e sociedade.

“A realização da caminhada e a parceria simbolizam a credibilidade do projeto junto aos diversos setores de Feira que buscam objetivamente alinhar diversão, saúde e bem estar”, afirma.

Outra momento importante nesta edição será feito com a Associação Protetora aos Animais de Feira de Santana (APA) através do “Miaudote”, projeto voltado às pessoas que querem adotar um “peludo”. Os critérios para ser um adotante são: ter condições psicológicas e econômicas de cuidar do animal; portar documento original com foto e comprovante de residência e assinar termo de guarda responsável.

Com programação diversificada, das 9h às 12h, o Palco do Rua Viva abre espaço para aulas de Fit Dance, modalidade de exercício que promove gasto calórico com diversão, coreografias de diferentes estilos musicais com movimentos modernos e de fácil assimilação.

Exercícios de aquecimento, alongamento e ginástica funcional também estão garantidos para quem pretende preservar a saúde praticando atividades físicas em um local seguro e totalmente monitorado por prepostos da SMT, da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Educação no trânsito

O Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT marca presença e realiza as concorridas sessões de cineminha e pipoca com foco no público infantil. Exibições de vídeos educativos retratam a importância e o respeito aos sinais de trânsito.

A criançada ainda poderá se divertir com a nova pista de 12 metros de comprimento, em formato de circuito, composta de quatro faixas e sinalização horizontal, canteiro central, minisemáforos e miniplacas de sinalização. Quem também não vai faltar é a energia contagiante do palhaço Albertão.

Quanto ao tráfego de veículos, Carvalho ressalta que não haverá impacto para o fluxo do trânsito local. O isolamento será apenas em um dos lados da Getúlio - no sentido ao viaduto que liga à Avenida Nóide Cerqueira. A área de interdição fica entre as ruas Paris e Saracura.

Os condutores de veículos e motocicletas poderão optar por vias alternativas, a exemplo da Rua Marechal Castelo Branco, no bairro Capuchinhos, com entrada pela Rua Luís Bahia, e outra opção de retorno pela Rua Nova York.

A população também pode contribuir e participar do projeto Rua Viva mobilizando mais pessoas através das redes sociais (Facebook e Instagram) pela hashtag #ruavivafsa.