Coordenador pedagógico é importante para melhorar índice das escolas no Ideb, afirma secretária

24/11/2017, 9:30h | Fotos: Andreyse Porto

Uma atuação “positiva” do coordenador pedagógico, dentro da escola, pode contribuir para bons resultados até mesmo nos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise é da secretária de Educação, Jayana Ribeiro, feita durante reunião realizada nesta quarta-feira, 22, com os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.

O encontro avaliou o trabalho do último ano letivo e discutiu o papel dos profissionais nas unidades de ensino, além de servir de momento para o compartilhamento de experiências a respeito do trabalho pedagógico dos coordenadores na rotina das escolas. Segundo Jayana, o profissional que “sabe quais são as reais funções na unidade de ensino e atua em uma gestão participativa e ativa, colabora para o desenvolvimento dos alunos”.

“Se observamos os resultados obtidos nas escolas que tiveram um grande avanço no Ideb, o trabalho dos coordenadores pedagógicos tiveram uma grande influência nesta conquista. Estes profissionais precisam ser valorizados e entender qual o seu real papel dentro da escola”, acredita Jayana. Em dez anos de Ideb, ela exemplificou,  escolas municipais como a Dr. Nilton Bellas Vieras saíram de uma média 2.6 para 4.1; a Regina Vital cresceu de 3.1 para 4.3; e a Antonio Eloi garantiu um crescimento de 2.7 para 4.4.

As principais funções do coordenador pedagógico

Estão entre as principais funções do coordenador pedagógico: elaborar juntamente com o corpo docente o planejamento de ensino e o projeto pedagógico da escola; selecionar os conteúdos com os professores; elaborar procedimentos metodológicos; definir os instrumentos de avaliação, juntamente com o corpo docente e acompanhar o desempenho dos alunos.

Os coordenadores pedagógicos atuais estariam nas escolas até junho de 2018, porém o prazo de atuação foi estendido até o final do próximo ano letivo. A próxima seleção para estes profissionais será realizada para o período letivo de 2019.

PERSONAGEM 1

Thagliany Silva Soares Lopes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Chico Mendes,

“Este é um momento muito válido, pois podemos discutir de forma conjunta sobre a nossa atuação, os desafios e as possibilidades que temos no nosso trabalho. As experiências dos nossos colegas podem servir de inspiração para todos”.

PERSONAGEM 2
Keila Souza Braga, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dr. Demosthenes Álvaro de Brito

“Nós podemos acabar nos perdendo se não tivermos a noção exata do que devemos fazer na escola. Somos mediadores da aprendizagem e devemos estar focados nisto para garantir bons resultados”.