Semana Global aborda tema na ordem do dia do século XXI

23/11/2017, 14:30h |

Voltado para um público diverso, o I Seminário do Empreendedorismo Social e Sustentabilidade, organizado pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) foi aberto, na manhã desta quinta-feira, 23, no Espaço Cultural do SESI, no Jardim Cruzeiro, com a palestra sobre “Os Condomínios Industriais Tecnológicos”, proferida  por Jackson Machado.

O evento, que abrange dois eixos distintos, Tecnologia Assistível e o Desenvolvimento Industrial Por Meio da Educação e da Sustentabilidade, está acoplado a Semana Global do Empreendedorismo de Feira de Santana, numa parceria firmada entre a UFRB e o Programa Feira Empreende.

Área inovadora no Brasil, a Tecnologia Asistível trouxe para o centro do debate o desenvolvimento de produtos e serviços destinados a uma parcela significativa da população, que são as pessoas portadoras de necessidades especiais, e os idosos. As discussões giraram em torno das políticas públicas que podem ser geradas, na região.

O outro tema, sob a ótica do Desenvolvimento Sustentável, foram evidenciadas questões relacionadas ao potencial de mão-de-obra local, bem como o conceito de Condomínios Industriais Sustentáveis.

"Oportunidade ímpar"

No entender de Jackson Machado, não só pela mão-de-obra disponível, mas pela oportunidade de mercado, empresas e investidores situados entre Feira de Santana e o Recôncavo Baiano têm uma oportunidade única de entrar no Século XXI pensando em Condomínios Industriais Sustentáveis.

“Eles estarão criando empregos, onde já existe uma mão-de-obra disponível, visando atender, primeiramente, os mercados locais e os mais próximos, com oportunidade de se expandir para o Norte e o Sudeste”, pontuou o palestrante.